Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Melhor idade para ter filho

Melhor idade para ter filho

Qual é a melhor idade para ter filho?

Esta pergunta não é fácil de responder, pois assim como a vida, não há certo e errado para todas as coisas. Existem dois pontos importantes a considerar nesse impasse: ter saúde reprodutiva e estar pronta para encarar essa nova fase da vida que começa com a gravidez.

Fisiologicamente entre os 20 e 30 anos pode ser a melhor fase para engravidar, porém não estar pronta para ser mãe é muito importante para o próprio futuro e dos descendentes, algo que hoje em dia costuma acontecer mais tarde. Não é simplesmente uma questão econômica, mas de realização pessoal e de ter encontrado a pessoa certa para formar uma família.

Por isso a gravidez após os 35 anos é cada dia mais comum e há quem considere a melhor idade para engravidar, já que costuma ser o período de equilíbrio entre juventude, maturidade e estabilidade financeira. Também é muito comum que seja após os 30 anos que as pessoas encontram a pessoa especial com quem fazem planos de ter filhos. Realmente entre os 30 e 35 anos pode ser considerada a melhor idade para ter filhos, porém quem planeja engravidar nessa idade, deve manter o controle da sua fertilidade de forma periódica em suas revisões ginecológicas.

Vale lembrar que 15% da população mundial padece de infertilidade segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) devido a fatores independentes da idade. A grande maioria das causas de infertilidade podem ser tratadas e são solucionadas mais facilmente quando detectadas de forma precoce.

Fertilidade da mulher não está associada à sua aparência

Por muito que a mulher mantenha bons hábitos e pareça jovem, o aparelho reprodutor – principalmente a reserva de óvulos que a mulher produz quando feto e mantêm ao longo da vida – envelhece rapidamente a partir dos 35 anos. Fatores genéticos podem fazer com que isso ocorra um pouco antes ou um pouco depois, assim como o estilo de vida, porém não convém arriscar se existe uma forma de detectar a infertilidade.

Da mesma maneira que prevenimos o câncer de mama, é importante acompanhar a saúde do aparelho reprodutor, estar atenta às irregularidades do ciclo menstrual, dores e alterações do volume do fluxo menstrual, além de prevenir e tratar doenças sexualmente transmissíveis, que muitas vezes de forma silenciosa afetam a fertilidade. Por último, conhecer a idade da menopausa da sua mãe também vai ajudar como referência de quando pode chegar a sua própria menopausa.

Existem riscos de engravidar aos 35 anos?

A gravidez aos 35 anos, apesar de ser a idade limite entre o que é considerado uma gravidez tardia, normalmente transcorre bem. Porém, como a idade não é o único fator para a infertilidade, mulheres e homens nesta faixa etária e inclusive mais jovens podem enfrentar dificuldades para engravidar.

melhor idade para ter filho

Quanto tempo esperar para procurar um especialista em fertilidade?

Após os 35 anos é recomendável procurar um especialista em reprodução humana para uma avaliação após seis meses de tentativas porque a partir dessa idade o tempo será um fator definitivo principalmente se houver um caso de baixa reserva ovariana. A consulta com um especialista também pode aliviar a pressão e dar a oportunidade para obter respostas para dúvidas sobre a fertilidade do casal.

Fontes de referência:
Silvana Chedid, Infertilidade, 2008
Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva (ASRM)
Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI)
Organização Mundial da Saúde (OMS)

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC para estimar as chances de gravidez

Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC na hora de estimar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.