Home / Filhos / Móveis e decoração / Quarto Montessoriano | O quarto perfeito para bebês e crianças

Quarto Montessoriano | O quarto perfeito para bebês e crianças

Quarto Montessoriano ou Montessori, recebe esse nome porque utiliza as técnicas da médica e pedagoga italiana Maria Montessori, que sugere pensar na decoração como forma de educar, se inspirando através da segurança e autonomia dos pequenos e sempre sendo pensado pela ótica e aproveitamento da criança e não do adulto.

Maria Montessori defendia que uma casa não deve ser preparada para a chegada de uma criança, mas sim estruturada para que a criança tenha liberdade de explorar e aprender, se tornando um ser criativo, saudável e crescendo com mais independência.

A criança aprende não só com os olhos, mas também utiliza suas pernas para alcançar objetos e poder explorá-los com as mãos.

quarto-montessori

Quarto Montessoriano – o quarto perfeito para bebês e crianças

Montamos para você um guia básico para montar e decorar o Quarto Montessoriano perfeito para as crianças.

quarto-montessoriano-by-withgreatexpectation-com

 

Cama Montessoriana

Um dos móveis que devem ser planejados com carinho é a cama, que deve permitir que a criança saia e suba sem dificuldades, permitindo que ela tenha a liberdade de ir e vir, ao mesmo tempo em que aprende o respeito pelo horário de dormir.

quarto-montessoriano-menina
Foto: Reprodução livelikeacoastalkid.wordpress.com

Camas baixas estilo japonesas, mini camas ou mesmo o colchão no chão (com um estrado embaixo para evitar umidade, permitindo que o colhão respire e que o chão frio entre em contato direto com o colchão) são as principais escolhas. Para evitar que a criança role para fora da cama, utilize travesseiros, almofadas ou mesmo cobertas enroladas em volta da cama.

quarto montessoriano by blog thebump com

Móbile

Como estamos falando de cama, não podemos deixar de lembrar dos móbiles, também muito indicado pelos pediatras, já que ajuda a criança a treinar o foco nos objetos. Alguns modelos são próprios para acompanhar o desenvolvimento do bebê, com cores, luzes e movimentos adequados para cada mês. Você também pode optar por móbiles sem muitas cores e movimentos para os primeiros meses e depois trocar por outro mais colorido.

O móbile deve ser instalado a cerca de 30cm os olhos do bebê e somente ao alcance das mãos quando não há risco de soltar ou cair quando puxado.

quarto montessoriano
Foto: Reprodução www.howwemontessori.com

 

[notification type=”notification_info” ]As técnicas abaixo podem ser utilizadas para criar um espaço Montessoriano não só no quarto, mas em qualquer cantinho da casa.[/notification]

Segurança

Para que a criança possa explorar o ambiente, segurança é fundamental. Cobrir tomadas, evitar quinas pontiagudas e gavetas que podem apertar as suas mãozinhas e utilizar protetores para portas.

quarto montessoriano menina
Foto: Reprodução Pinterest

Objetos que possam quebrar, pontiagudos ou que você quer guardar de recordação, também não devem fazer parte do Quarto Montessoriano.

quarto-montessoriano
Fotografias da família coladas na parede. Foto: Reprodução www.montessorimoms.wordpress.com

Brinquedos e livros ao alcance

Outro cuidado é para que brinquedos e livros possam ficar ao alcance da criança, para que ela aprenda não só a brincar, mas também a guardar os objetos após o uso.

quarto-montessoriano
Foto: Reprodução www.familyfecs.com

Espelho

Espelho fixado em uma altura em que a criança possa se ver, é outro artifício do Quanto Montessoriano. Uma dica banaca é fixar o espelho na horizontal enquanto a criança engatinha ou dá seus primeiros passos. Quando a criança cresce o espelho pode ser aproveitado na vertical.

Foto: Reprodução parentsofcolorseeknewborntoadopt.wordpress.com
Uma barra foi instalada em frente ao espelho para motivar e ajudar a pequena a ficar em pé. Foto: Reprodução parentsofcolorseeknewborntoadopt.wordpress.com

Lembre-se que os espelhos em materiais flexíveis ou os de acrílico são mais seguros.

Quadros, Retratos, tapetes e itens decorativos

Todos os artigos de decoração devem ficar na altura dos olhos da criança, para que possam ser vistos e explorados. Adesivos são uma ótima, existem muitas opções para todos os temas de decoração.

quarto-montessoriano-by-www-hombreng-com

Os tapetes coloridos dão um visual alegre e as crianças adoram os temáticos que se transformam em cenário para as muitas brincadeiras que irão acontecer nesse cômodo tão especial. Os mais fofinhos promovem mais segurança.

Foto: Reprodução blog.b-ecochic.com
Foto: Reprodução blog.b-ecochic.com

Decoração minimalista

A decoração minimalista é a base dos quartos Montessorianos e permite que a criança consiga explorar melhor os brinquedos e objetos do quarto, sem se distrair. Outro benefício é que a decoração pode ser trocada sempre que a criança desejar, por exemplo fazendo rodízio dos brinquedos que a criança já não brinca tanto por aqueles que estão no armário.

quarto-montessoriano-tapete

Artigos de higiene

Artigos que são utilizados pelos papais, como fraldas, lenços, produtos de higiene entre outros que não devem ser mexidos pelas crianças, devem permanecer longe do alcance. A segurança nunca pode ser deixada de lado em um Quarto Montessori.

Trocador infantil em cima da cômoda. Foto: Reprodução www.montessoribaby.wordpress.com
Trocador infantil em cima da cômoda.
Foto: Reprodução www.montessoribaby.wordpress.com

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Cronograma para preparar o quarto do bebê

Cronograma para preparar o quarto do bebê. Saiba quando começar a organizar o quarto e o que realizar em cada semana de gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.