Home / Especiais / Brincadeiras / Como preparar massinha de modelar comestível

Como preparar massinha de modelar comestível

massinha comestivelAs crianças adoram brincar com massinhas de modelar, mas o receio de que os pequenos acabem colocando na boca diminui essa diversão ou até mesmo os papais optam por excluir essa brincadeira do repertório até que as crianças fiquem maiores.

Mas agora as massinhas podem sim fazer parte das brincadeiras dos pequenos, existem receitas caseiras e comestíveis para alegrar os papais e os filhotes. As massinhas não são saborosas e também não podem ser servidas como lanche, porém se a criança ingerir não haverá problema, de qualquer forma não estimule a ingestão por conta do sal utilizado no preparo.

Pesquisamos e testamos as duas receitas mais fáceis e com melhor resultado, assim como nas receitas Pequenos Chefs aqui do Almanaque dos pais, as crianças também podem ajudar no preparo da massinha de trigo. Anote ou imprima utilizando o botão “Print Friendly” ou  “SHARE” no final da matéria. Lá, além de poder compartilhar essa matéria, você também tem a opção de imprimir.

Massinha de modelar comestível de trigo

Ingredientes

massinha comestivel03– 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 xícara (chá) de sal
– 1½ xícara (chá) de água
– 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)
– corante comestível, gelatina em pó, suco em pó ou anilina. (A gelatina ou suco, além da cor, deixam a gelatina com cheirinho).
Dica: Para cores mais vivas utilize corante comestível ou anilina.

Modo de preparo

Em um recipiente coloque a farinha de trigo e o sal e misture. Coloque o óleo e divida a massa nas quantidades de cores que deseja tingir.
Divida a água em porções iguais aos da mistura acima (se for colorir em 5 cores, divida a água em 5 partes e a mistura da farinha de trigo em 5 partes).
Acrescente o corante, suco ou anilina na água. Se preferir utilizar a gelatina, ferva a porção de água que será misturada ao trigo e dissolva a gelatina. Aguarde esfriar para seguir com o preparo.
Acrescente aos poucos a água já colorida, mexendo bem até a massinha ficar homogênea e na consistência desejada. Se preferir pode acrescentar um pouco mais de água.
Dica: Guarde a massinha em uma vasilha bem fechada ou em saco plástico vedado. Em contato constante com o ar a massinha perderá a consistência.

Massinha de modelar comestível de amido de milho (Maisena)

Ingredientes

massinha comestivel02– 2 xícaras (chá) de amido de milho (Maisena)
– 1xícara (chá) de sal
– 1 xícara (chá) de água
– corante comestível , suco em pó ou anilina. (O suco, além da cor, deixa a gelatina com cheirinho)
Dica: Para cores mais vivas utilize corante comestível ou anilina.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo em banho-maria,  mexendo sempre. Quando soltar do fundo da panela a massinha estará no ponto certo. Aguarde esfriar para manusear.
Dica: Guarde a massinha em uma vasilha bem fechada ou em saco plástico vedado. Em contato constante com o ar a massinha perderá a consistência.

Colorindo a massinha com suco em pó

Dissolva o suco na água que usará para dar o ponto da massinha na massa. Quanto mais suco em pó, mais forte a cor ficará.
Use os seguintes sabores para atingir as cores abaixo:
Amarelo: Abacaxi
Azul: Tuti-Frutti
Laranja: Tangerina
Verde: Limão
Vermelho: Frutas vermelhas
Roxo: Uva

Boa diversão!

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

fada do dente - desenho

A troca dos dentes e a história da Fada do Dente

Conheça a história da Fada do Dente e como utilizar a lenda para ajudar as crianças durante a troca dos dentes de leite.

26 comentários

  1. E também é obrigatório por o corante alimentício???

    • Almanaque dos pais

      Olá Luanny,
      A função do corante alimentício é dar cor para as massinhas, ao mesmo tempo que, se ingerido, não é tóxico para as crianças.
      Se você deseja apenas a massinha esbranquiçada, não é necessário colocar corantes.
      Beijos

  2. Mas é obrigatório por a gelatina na massinha com amido de milho???

  3. Mônica Broska

    Oi…gostaria de saber se não corre o risco de embolorar…ou qual o tempo de conservação? Sou professora de educação infantil e quero fazer com minhas crianças…

    • Almanaque dos pais

      Olá Monica,
      A massinha pode sim estragar. O tempo de conservação varia de acordo com o uso, já que em contato com outros alimentos (se durante a brincadeira uma criança colocar um pedaço de fruta ou bolacha, por exemplo) ela tende a estragar mais rápido.
      Se bem armazenada a massinha pode durar por até 1 mês.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.