Home / Receitas / Pequenos chefs / Sugestão de café da manhã para o Dia das Mães

Sugestão de café da manhã para o Dia das Mães

Foto: Matteo Canessa
Foto: Matteo Canessa

Nada mais gostoso do que acordar a mamãe com beijos e um café da manhã feito especialmente para ela, principalmente em um dia tão especial como o Dia das Mães.
Nossa sugestão é montar tudo em uma bandeja, porém se você preferir pode enfeitar a mesa do café e chamar a mamãe quanto tudo estiver prontinho, ela vai adorar!

Entre as dicas abaixo escolha um suco, uma bebida quente, uma opção de comida salgada e uma opção doce. Você também pode criar novas opções de acordo com o gosto da mamãe.

Bebidas frias:

Suco de frutas

O tradicional é o suco de laranja, mas você pode preparar suco de outros sabores ou até mesmo de caixinha, mas coloque em uma jarra para ficar mais bonito.

Leite gelado

É um ótimo acompanhamento para cereais ou achocolatados.

Vitamina de frutas

A vitamina de frutas é preparada com uma ou mais frutas batidas no liquidificador com leite gelado. Nossa dica para as mamães é:
½ mamão papaia sem casca e sem semente
1 banana nanica sem casca
500ml de leite
1 colher rasa de sopa de açúcar
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
Sirva em seguida.

Bebidas quentes:

Leite morno

Algumas mamães não abrem mão do leite morno para misturar ao café.

Chá

Você pode levar água bem quente e alguns sachês para a mamãe escolher o sabor, ou mesmo já levar o chá prontinho.

Chocolate quente

500ml de leite
2 colheres de sopa de achocolatado em pó (nescau)
1 colher de sobremesa de amido de milho (maisena)
açúcar a gosto
Modo de preparo:
Dilua o amido de milho no leite frio. Acrescente o achocolatado e o açúcar e leve ao fogo médio mexendo sempre.
Ao levantar fervura desligue o fogo.
Se preferir sirva em uma caneca e polvilhe um pouco de chocolate ao leite ralado por cima.
O amido de milho é que deixa o chocolate quente cremoso, como aos que tomamos em algumas casas especializadas.

Café

Modo de preparo do café
Para as mamães que não abrem mão de tomar café, e para os papais que não sabem como fazer, nós vamos explicar, porém a intensidade depende do gosto pessoal e da marca do café.
1 litro de água fervente
4 colheres de sopa rasas de pó de café
Esvazie a garrafa térmica ou bule e jogue um pouco de água fervente para limpar e aquecer a garrafa (chama-se escaldar a garrafa). Jogue a água fora.
Coloque o filtro de papel ou pano no suporte (ou coador) e coloque a quantidade de pó de café necessária. Posicione em cima da garrafa térmica. Com cuidado vire a água fervente sem deixar que a quantidade de água ultrapasse o papel do filtro.
Quanto ao açúcar, algumas pessoas preferem adoçar na xícara, enquanto outras preferem o café já adoçado na garrafa. Se preferir a última opção, acrescente cerca de 4 colheres de sopa de açúcar junto ao pó de café antes de jogar a água fervente.
Assim que a água escorrer descarte o coador e feche a garrafa ou bule para manter o café quentinho.

Alimentos salgados:

Pães

Selecione pequenas porções de mais de um tipo de pão, por exemplo: pão de forma, pão francês, pão integral. Coloque em um pratinho ou cestinha. Não se esqueça de colocar tudo que a mamãe adora como acompanhamento: geleia, requeijão, manteiga, margarina e frios (queijo, presunto, peito de peru ou quaisquer outros que a mamãe adore).

Torradinhas gratinadas

Fatias de pão de forma
Queijo minas frescal
Requeijão ou margarina
Modo de preparo:
Passe requeijão ou margarina somente em 1 lado da fatia de pão de forma. Corte uma fatia fina do queijo minas frescal e coloque sobre a fatia de pão.
Arrume em uma assadeira e coloque no forno até o queijo ficar derretido.
Para um sabor mais intenso pode acrescentar tomate antes de colocar o queijo e colocar para gratinar normalmente.

Alimentos doces:

Salada de frutas simples:

Prepare uma tigela com pedacinhos das frutas frescas que você tiver em casa. Quanto mais colorido mais gostoso.
Se preferir adicione um pouco do suco da laranja e 2 colheres de sopa de groselha para adocicar. Fica uma delícia!

Iogurte

Além de delicioso também pode ser misturado com um cereal matinal.

Cereal matinal:

Se a mamãe é fã de cereal matinal, como a granola, você pode colocar uma porção em uma tigela. Leve também iogurte ou leite gelado para misturar com o cereal. Colocar algumas frutas também fica delicioso, você mesmo pode fazer isso colocando uns pedacinhos de fruta por cima já na tigela.

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Veja a receita clicando aqui.

Arrumando a bandeja:

Prepare um cartão de Dia das Mães. Providencie uma flor para colocar na bandeja, ela simboliza que aquele café da manhã é especial e dedicado para a mamãe. A flor pode ser em dobradura, desta forma ela durará para sempre, ou seja, já é um presente para a mamãe. Clique aqui para aprender a fazer flores em dobradura e cartões especiais para o Dia das Mães.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Coloque o suco ou vitamina em um copo;
Se tiver um bule pequeno, coloque o café, chocolate quente ou chá no bule. Se não tiver pode colocar na caneca ou xícara. Se não estiver adoçado lembre-se de levar o açúcar ou adoçante;
Coloque os pães ou torradinhas no pratinho. Leve uma faca de sobremesa ou espátula para as geleias, requeijão e manteiga.
Os frios podem ficar no mesmo pratinho da manteiga. Separe algumas fatias e enrole ou arrume lado a lado para ficar mais bonito.
Coloque a tigela com salada de frutas ou granola.
Se a bandeja ficar muito cheia você pode deixar as bebidas no criado mudo, porém se houver muita fartura é melhor arrumar a mesa e todos se deliciarem juntos. Não se esqueça que a mamãe tem que aguardar na cama enquanto papai e filhos organizam tudo.

Arrumando a mesa:

Prepare um cartão de Dia das Mães. Providencie uma flor para colocar perto ao lugar preparado para a mamãe, ela simboliza que aquele café da manhã é especial e dedicado para a ela. A flor pode ser em dobradura, desta forma ela durará para sempre, ou seja, já é um presente. Clique aqui para aprender a fazer flores em dobradura e cartões especiais para o Dia das Mães.

cafe da manha06 (500x277)Arrume os lugares de todos que estarão presentes, mas lembre-se que o lugar da mamãe deverá estar destacado!
O suco ou vitamina poderá estar em uma jarra, o café, chocolate ou chá poderá estar em um bule grande ou garrafa térmica.
Os pães devem estar arrumados em um prato, bandeja ou cesto. Deixe tudo o mais bonito possível.

Dê liberdade para que as crianças criem, enfeitem, elaborem e explorem a decoração. Ela pode ter desenhos coloridos, musicas que a mamãe adora, bichos de pelúcia e até mesmo fotos da família. A intensão é que todos possam se envolver e demonstrar para a Rainha do Lar o quanto ela é amada.

Você também pode gostar:
Atividade dia das mães – flores artesanais
Atividade para o Dia das Mães – Rosas de papel

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.