Existe uma série de cuidados pré e pós-operatórios que os pacientes devem ter para realizar uma cirurgia plástica, para não correr o risco de atrapalhar a qualidade dos resultados da cirurgia. Porém, muitas vezes os pacientes acabam não seguindo corretamente as recomendações e cometem erros que podem comprometer sua cirurgia plástica, gerando complicações estéticas e na saúde do paciente.
Os principais erros podem comprometer sua cirurgia plástica são:
- Não tirar férias ou licença do trabalho para se recuperar com tranquilidade em casa.
- Não comparecer às trocas de curativo na clínica, podendo gerar infecções na área operada ou perda da qualidade da cicatriz.
- Não parar de fumar e consumir bebidas alcoólicas um mês antes e um mês depois da cirurgia, o que compromete muito a qualidade da cicatrização.
- Não fazer as seções de drenagem linfática, quando indicadas pelo médico.
- Carregar peso ou fazer esforço físico antes do prazo estabelecido, podendo causar sangramentos, edema, abertura dos pontos e rupturas na área operada.
- Tomar sol antes do prazo recomendado após a cirurgia, podendo causar inchaço, vasodilatação, manchas na pele e o escurecimento das cicatrizes.
- Fazer repouso absoluto por muito tempo, deixando o sangue estagnado nos membros inferiores, o que aumenta o risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
- Não fazer alimentação balanceada, rica em proteínas, ferro e vitaminas junto com uma hidratação abundante.
- Tirar as cintas cirúrgicas e malhas compressoras antes do recomendado, ou usá-las de forma inadequada.
- Realizar a cirurgia com um médico que não seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que, portanto, pode não estar preparado para realizar a cirurgia, colocando a vida do paciente em risco.
Sempre desconfie de médicos que fazem promessas mirabolantes do corpo perfeito a um preço muito baixo, pois geralmente trata-se de profissionais sem qualificação e credenciamento adequado para realizar a cirurgia, colocando a vida dos pacientes em risco! Para que tudo ocorra da melhor forma possível, é fundamental que o paciente se certifique de que o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (podendo checar pelo link: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/), tire suas dúvidas com o cirurgião e seja orientado da melhor forma possível sobre todos os cuidados que deve ter tanto no pré quanto no pós-operatório.