Home / Especiais / Atividades infantis / Abril / 5 brincadeiras divertidas para fazer com as crianças na Páscoa

5 brincadeiras divertidas para fazer com as crianças na Páscoa

As crianças adoram a Páscoa, e que tal celebrar a data com muitos jogos e brincadeiras infantis inspirados no tema? Além de divertidos, essas brincadeiras divertidas para fazer com as crianças na Páscoa são ótimas para reunir a família e aprender sobre os valores e símbolos dessa festa tradicional. Veja a seguir, algumas ideias para brincar e entreter os pequenos durante as comemorações de Páscoa.

– Ovos enfeitados para rechear com jujuba

Foto: Mr Conguito
Foto: Mr Conguito

Sendo o maior símbolo da Páscoa, o ovo nunca pode faltar. Um jeito legal de inovar a comemoração é fazer ovos decorados e recheados de jujubas ou outras guloseimas. Para esvaziar os ovos sem estragar a casca será necessário furá-los com a ajuda de uma tesoura de ponta e uma agulha grossa, é melhor que você se encarregue dessa parte. Primeiramente, faça um pequeno furo com a agulha na parte de cima do ovo, depois faça uma abertura maior com a tesoura de ponta na base do ovo.

Retire o conteúdo do ovo e lave com água e sabão. Deixe os ovos secarem por duas horas. Depois é só chamar as crianças para a parte mais divertida, que é decorar e rechear os ovos. Vale usar a imaginação, os pequenos podem decorar a casca de ovo com canetinha, tinta guache ou anilina. Também fica legal fazer orelhas de coelho e sapatinho usando cartolina e papel laminado, como no ovo da foto.

O último passo é rechear os ovinhos com as jujubas. Depois, é só fechar a abertura de baixo com um pedaço de fita crepe e está pronto o ovo decorado. É divertido de fazer e fica bem bonito também como decoração, sem falar na surpresa na hora de quebrar a casca do ovo e encontrar as balinhas dentro.

– Caça aos ovos seguindo os sinais do coelhinho

Foto: Woodley Wonderkorks
Foto: Woodley Wonderkorks

Essa atividade é perfeita para fazer com as crianças no domingo de Páscoa. Ao invés de apenas entregar os ovinhos, proponha aos pequenos uma caça às guloseimas deixadas pelo coelhinho. Para criar todo um clima e fazer com que a brincadeira fique ainda mais divertida, você pode espalhar umas cenouras meio mordidas e algumas nozes como pistas para os esconderijos do ovo. As crianças vão adoram a surpresa!

Se preferir, há ainda a opção de fazer pegadas de coelho para os pequenos seguirem durante a caça aos ovinhos. Fazer as pegadas de coelho é muito fácil. Umedeça as pontas dos dedos e depois encoste na farinha de trigo, usando as pontas de quatro dedos faça as marquinhas no chão, você terá pegadas perfeitas e fáceis de remover depois da brincadeira.

– Coelhinho sai da toca

Foto: Santa Rosa
Foto: Santa Rosa

Essa brincadeira é excelente para fazer os pequenos se movimentarem. Se você quiser fantasiá-los com máscaras e orelhas de coelho a brincadeira fica bem divertida também. Para brincar basta dividir as crianças em grupos de três, quanto mais participantes mais emocionante! Dois jogadores vão dar as mãos para formar uma toca, enquanto um terceiro ficará entre eles e será o coelhinho. O ideal é que tenha mais coelhinho do que toca.

Uma pessoa terá que dar o sinal e dizer “Coelhinho sai da toca, um dois, três” e as tocas deverão se abrir e os coelhinhos deverão mudar de lugar e encontrar uma nova toca, quem não conseguir fica ao meio, esperando uma nova oportunidade.

Uma outra ideia é colocar uma criança como o caçador, que deverá perseguir os coelhinhos durante a troca de toca. O coelhinho que for pego vira caçador. Se o número de crianças for pequeno, desenhe as tocas no chão com um giz.

– Rabo do coelho

Foto: Steven Depolo
Foto: Steven Depolo

Em uma cartolina desenhe um coelho de costas, recorte e fixe o desenho na parede. No lugar do rabo coloque um pedaço de fita crepe, deixando a parte da cola virada para fora. Para o rabo do coelho, faça um pompom de lã ou use um chumaço de algodão. De olhos vendados, a criança terá que colocar o pompom no bumbum do coelho. Ganha a brincadeira quem conseguir colocar o pompom em menos tempo. Se houver vários participantes, divida os pequenos em duas equipes, que deverão dar direções de como colocar o rabo no coelho.

– Corrida de ovos na colher

Foto: Hamish Darby
Foto: Hamish Darby

É recomendável fazer essa brincadeira em um espaço amplo e com crianças maiores de 5 anos. Defina um ponto de partida e outro de chegada. Cada participante deverá receber uma colher e um ovinho de chocolate. Com o cabo da colher na boca, o jogador terá de alcançar o ponto de chegada equilibrando o ovinho no talher e sem deixá-lo cair. A criança que conseguir levar mais ovos sem deixar cair no chão ganha a brincadeira.

Com essas ideias de brincadeiras a Páscoa em família vai ficar muito mais divertida. Além de se ser um jeito de entreter as crianças, ao brincar com os seus filhos os pais reforçam os laços de afetividade. Aproveite a ocasião para passar tempo juntos e, por que não, explicar um pouco sobre os símbolos dessa festa tradicional. Você pode lembrar as crianças, por exemplo, que o coelho não bota ovos, mas nesta data tanto o coelho como o ovo representam o nascimento e a vida. Divirtam-se e uma feliz Páscoa!

Guest Post produzido por OMO.

Você também pode gostar de ler:

Artesanato de Páscoa: Coelho em garrafa reciclada
Receita para bola de sabão caseira
Tinta caseira comestível e atóxica

Sobre Autor Convidado

Artigo escrito por um autor convidado. Mais informações sobre o autor você encontra no final texto acima.

Veja também

Quando posso saber o sexo do bebê

Saiba quando você pode saber o sexo do bebê, os métodos para sexagem fetal e brincadeiras para descobrir se é menino ou menina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.