Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / A amamentação diminui o cálcio dos dentes da mãe?

A amamentação diminui o cálcio dos dentes da mãe?

Cálcio é um mineral essencial para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Ele também atua no metabolismo das células do organismo, nas contrações musculares, na transmissão de impulsos nervosos, na coagulação e equilíbrio do pH sanguíneo e na secreção de hormônios.

Foto: Reprodução www.parenting.com
Foto: Reprodução www.parenting.com

Toda mulher sabe da importância da amamentação e que o leite materno fornece os nutrientes necessários para os primeiros meses de vida do bebê, além de criar um forte laço entre mãe e filho.

Durante a gravidez e amamentação, a mulher fica mais carente de cálcio (e de outros nutrientes), mas caso este mineral não seja ingerido na alimentação, o organismo vai retirar dos ossos a quantidade para suprir a necessidade do bebe e da produção de leite, tornando estas estruturas mais fracas.

Mas é verdade que a gravidez e a amamentação levam à deficiência de cálcio, favorecendo o aparecimento de cárie?

Há muitos anos que a cárie é considerada uma sequela da gravidez, reforçando a ideia de que os ossos e dentes perdem cálcio para o bebê que está se formando.

Estudos científicos não encontraram diferenças entre esmalte e dentina de dentes extraídos de pacientes grávidas e não-grávidas, concluindo que a gravidez isoladamente não pode ser considerada um fator causador da cárie.

O que ocorre é uma deficiência na higienização devido aos enjoos frequentes, uma dieta mais açucarada ou até mesmo “falta de tempo para a mamãe” após o nascimento do filho.

Todos esses fatores combinados podem levar ao enfraquecimento do dente e surgimento de cáries, mas somente a gravidez e amamentação não são fatores condicionantes da doença cárie.

A recomendação de cálcio para a gestante é:

– até 18 anos = 1.300 mg de cálcio por dia

– acima de 18 anos = 1.000 mg de cálcio por dia.

Alguns alimentos fontes de cálcio são:

– 100g de iogurte natural desnatado – 450mg  de cálcio

– 1 copo (200ml) de leite desnatado – 302 mg de cálcio

– 1 fatia média de queijo prato – 260 mg de cálcio

– 20 g de queijo minas – 207 mg  de cálcio

– 1/2  xícara de amêndoas – 189 mg

– 150 g de brócolis cozidos – 130 mg

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.