Home / Colunistas / Camila Próspero / Batismo – Como organizar festa de Batizado

Batismo – Como organizar festa de Batizado

O batismo é um importante rito de passagem para os cristãos: trata-se de um marco, um compromisso firmado diante da comunidade e que, portanto, merece ser celebrado. Mas, mesmo para quem não segue a linha religiosa, essa não deixa de ser uma ótima oportunidade para comemorar a chegada do bebê à família, o que é sempre motivo de grande alegria.

Foto: Reprodução www.karaspartyideas.com
Foto: Reprodução www.karaspartyideas.com

E como toda festa tem que ser organizada com, pelo menos, 40 dias de antecedência. Veja abaixo alguns passos para ate ajudar nessa organização:

Passo 1 – Data e Horário:

Escolher a data e o horário da festa. Como é uma comemoração familiar, a sugestão é que seja feita no domingo de manhã, até mesmo porque, em geral, esse é o dia em que às igrejas realizam a cerimônia de batismo.

Passo 2 – Local:

Decidir o local da festa. Você pode alugar um salão ou fazer em casa, se houver espaço suficiente para receber de forma confortável o número de convidados planejado.

Passo 3 – Cardápio:

Escolher o cardápio que vai depender do horário da cerimônia religiosa que antecipa a comemoração.

Se o batizado for de manhã bem cedo e o horário de saída da igreja ainda não seja apropriado para um almoço, você pode fazer um brunch, que é uma mistura de café da manhã e uma refeição mais leve para o almoço cujo cardápio inclui leite, chocolate em pó, chás, sucos, refrigerantes, mais de um tipo de bolo, torradas, geleias, frutas, tortas salgadas, quiches, canapés e até saladas.

Se o horário da saída da igreja for coincidir com o horário de almoço, ofereça a refeição aos seus convidados.

Para agradar todos os convidados, você pode servir uma salada caprichada, um tipo de arroz à escolha, uma massa com molho separado e dois tipos de carne.

Como sobremesa você pode optar por um bolo confeitado que além de ser uma delícia, ele ainda será um item de destaque na decoração.

Foto: Reprodução www.capturednature.com
Foto: Reprodução www.capturednature.com

Passo 4 – Decoração:

Na hora de fazer a decoração da festa, lembre-se de que elegância e sobriedade são requisitos básicos. Nessas ocasiões, a cor branca e o bege são as mais utilizadas porque representam a pureza e inocência da criança.

Foto: Reprodução www.capturednature.com
Foto: Reprodução www.capturednature.com

Decore as mesas com flores, use rendas e abuse da criatividade.

Foto: Reprodução www.capturednature.com
Foto: Reprodução www.capturednature.com

Passo 5 – Convite:

O convite é importante para formalizar o chamado. Mas não é falta de educação convidar as pessoas por telefone.

Passo 6 – Lembrancinhas:

É delicado oferecer lembrancinhas aos convidados. Essa é uma maneira de agradecê-los pela presença. E darei algumas sugestões no próximo post.

Após todos esses preparativos, o mais importante é aproveitar esse momento único com a família e amigos próximos.

Sobre Camila Prospero

Camila Prospero
Camila Próspero mora em São Paulo e é mamãe de duas delícias: a Catarina de 4 anos e o Artur de 2 aninhos. Especializada em nutrição infantil abandonou a carreira para se dedicar a sua verdadeira paixão, a loja artigos para festas Lapapel Festas, fundada por seu pai em 1985 e líder no mercado no bairro da Lapa em São Paulo.

Veja também

Festa infantil piquenique – 32 inspirações divertidas e super criativas

Piquenique é um dos temas mais procurados para uma festa animada ao ar livre e muito utilizada para reunir amigos, familiares e grupos escolares.

Um comentário

  1. Oláaa… me ajude!! Poderia me responder uma dúvida?
    Ano passado planejei com 4 meses de antecedência o batizado ddos meus filhos…O Batizado deles era em 8/11 de 2014, porém eles ficaram doentes, um chegou a ficar internado,. Porém tudo da festa inclusive guardanapos tinha data. Preciso refazer tudo ou posso criar algum card com uma mensagem para os convidados sobre alguma passagem biblica que aborde o tempo de Deus?? Please me ajude!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.