Home / Colunistas / Monica Romeiro / Quem você é e como deseja ser lembrado

Quem você é e como deseja ser lembrado

Hoje nosso papo sobre empreendedorismo vai além do lado profissional e financeiro, vamos conversar sobre você, pai ou mãe, sobre quem você é e como deseja ser lembrado.

pessoas

Calma, isso não é assunto tirado de livros de autoajuda, mas um importante exercício para a vida pessoal e profissional e que pode mudar completamente sua forma de agir e a forma com que administra seu tempo e seus negócios.

A primeira etapa desse exercício é refletir sobre si, a postura que você toma ao cuidar de seus negócios, ao lidar com pessoas (inclua nessa lista filhos, familiares, amigos, parceiros, sócios, funcionários, porteiros, indigentes…) e se as suas atitudes condizem com a forma que você deseja ser lembrado.

Foi nesse momento, pensando em como quero ser lembrada, que meu lado empreendedor floresceu, quando percebi que queria ser uma mãe próxima aos filhos, que eu queria ter mais tempo ao lado deles para educar, passar valores e até broncas. Que eu quero ser lembrada como a mãe que estava sempre alí, presente de corpo e alma. Mas esse desejo não condizia com minha vida profissional até então, em que eu saía de casa às 7:30 e só chegava após às 19:00.

Quando comecei a pensar em como desejo ser lembrada como empreendedora – sim, podemos ter várias facetas no mesmo exercício, nem sempre como você deseja ser lembrada na vida pessoal é a mesma imagem da vida profissional, mas lembre-se que a sua essência e ética permanecem em todas as suas atuações – veio uma nova surpresa, eu queria, claro, ser lembrada como uma pessoa de sucesso, mas somente isso não me bastava. Eu também queria ser lembrada como uma pessoa colaborativa e que fez diferença positiva na vida de outras pessoas, seja instruindo, ouvindo ou auxiliando.

Ainda estou caminhando nesse processo de alcançar minha meta, mas todos os dias dou pelo menos 1 passo e estou sempre mentalizando se o que faço condiz com o que desejo para meu futuro. Ver que os acessos do Almanaque dos pais crescem diariamente, que recebemos centenas de e-mails e mensagens carinhosas e lindas de nossos leitores, me dá a certeza que estou no caminho certo.

Claro que não é tão fácil ou simples, afinal são tantas variáveis e tantas formas de ser visto por tantas pessoas diferentes que acabamos nos perdendo em nossos pensamentos ou mesmo não sabemos como e por onde começar. Nessa hora respire fundo e pense no que é mais importante para você. Suas prioridades podem até mudar no meio do percurso, mas a forma como você quer ser lembrado se manterá.

Acredito que o sucesso bateu na minha porta mais de uma vez desde que lançamos o Almanaque dos pais, mas acredito também que só fui abrir realmente a porta para o sucesso quando me comprometi com a forma com que quero ser lembrada, quando todas as minhas ações foram focadas no público que eu quero ajudar e estar próxima, no sucesso que eu almejo e na qualidade do tempo que eu dedico a cada área da minha vida.

Aconselho você a fazer o mesmo exercício que eu fiz, pensar em como quer ser lembrado por sua família, clientes, amigos, parceiros e até desconhecidos, pense em qual será a sua contribuição para o mundo. Se esses pensamentos forem realmente o seu desejo, suas ações passarão a mudar e serem cada vez mais assertivas para seu sucesso e realização pessoal e profissional.

Agora mãos à obra, ou melhor, mentes à obra! Pensem com carinho, repensem sempre que acharem necessário e foquem suas atitudes de acordo com a imagem e vida que querem para si.

Dúvidas? Dicas? Quer contar um pouco sobre sua experiência? É só escrever um comentário alí em baixo que responderei com todo carinho.

Beijos e muito sucesso para nós!

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

2 comentários

  1. Elaine Cristina

    Boa tarde, Mônica!

    Sou uma mineira de 37 anos, grávida de 12 semanas do meu primeiro bebê (que ainda não sei que sexo tem, nem quantos são). Em busca de esclarecimento para minhas dúvidas sobre a maternidade – aparecem dezenas por hora, né? – encontrei o Almanaque dos Pais e me apaixonei pelo site! Enquanto lia sua matéria “Quem você é e como seja ser lembrado”, me flagrei fazendo-me essa mesma pergunta várias vezes e e agora vou em busca de respostas satisfatórias.
    O fato é que amei o seu jeito de escrever e expor seus pontos de vista. Isso deu uma sacudida no meu “eu”, que estava meio adormecido e aguçou a minha curiosidade para abrir as portas da minha vida para esta fase tão especial que estou vivendo agora. Muito obrigada por me ajudar a enxergar além da minha realidade atual.
    Abraços,
    Elaine Cristina

    • Monica

      Tudo bem Elaine?
      Primeiro vamos à parte mais importante: Parabéns pela gestação, que seja cheia de saúde e seu bebê venha trazendo muitas alegrias, descobertas incríveis e um amor sem fim que é impossível descrever.

      Muito obrigada pela mensagem tão carinhosa! Realmente a maternidade nos aflora sentimentos novos e uma vontade enorme de nos conhecermos melhor para sermos mais felizes e realizadas com nossos pequenos. Escrevo por paixão, sem pudores e sem máscaras, me exponho para mostrar que estamos todas no mesmo barco e todas passamos por momentos difíceis de dúvidas, de erros e de acertos.
      Estarei sempre por aqui, para ouvir, bater papo, dividir experiências, rir e chorar junto.
      Beijo cheio de carinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.