Atenção papais e mamães, a Campanha de Vacinação contra gripe começa dia 22 de abril e vai até dia 9 de maio em todo o Brasil. A novidade deste ano é que houve a ampliação da faixa etária, ou seja, crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses serão vacinadas gratuitamente nos postos de saúde.
Este ano a vacina é composta por três variações do vírus da gripe que mais circularam no hemisfério sul no último ano: A-H1N1, A-H3N2 e B.
Se esta for a primeira vez que seu filho tomará a vacina, ele precisará de duas doses, sendo a segunda dose 30 dias após a primeira. Crianças que já foram vacinadas em algum ano anterior só precisam de uma dose.
Quando?
de 22 de abril até 9 de maio de 2014.
Quem pode ser vacinado gratuitamente nos Posto de Saúde?
Crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses;
Gestantes;
Puerpérias (até 45 dias após o parto);
Pessoas com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da área da saúde;
Povos indígenas;
Pessoas com doenças crônicas (saiba mais)
Funcionários do sistema prisional;
Pessoas privadas de liberdade (presos).
Vacinação contra a gripe: você não pode faltar.
Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a campanha do Ministério da Saúde será veiculada em diversas mídias para orientar o público a procurar o Posto de Saúde mais próximo para ser vacinado.
Reações
Apesar de raras, as possíveis reações são: dor no local da injeção, eritema e induração. Essas reações tendem a passar em até 48 horas após a aplicação.
Contraindicações da vacina contra gripe
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Faz mal para a futura mamãe ou bebê tomar a vacina grávida?
Não.
Quanto custa a vacina contra a gripe?
Os postos de saúde fornecerão gratuitamente a vacina para todas as pessoas que estão dentro do grupo de risco (público-alvo). Se uma pessoa fora do grupo de risco quiser ser vacinado, deverá se informar na rede privada, onde o valor da vacina gira em torno de R$ 90,00.
Fonte: www.saude.gov.br