Home / Mamãe / Comportamento / Como encontrar tempo para ser mãe e trabalhar em casa

Como encontrar tempo para ser mãe e trabalhar em casa

Recebo muitas mensagens de leitores do meu blog aqui no Almanaque dos pais (amo todas as mensagens, leio e respondo com todo carinho do mundo), e a dúvida que mais persiste é de como encontrar tempo para ser mãe e trabalhar em casa, tudo ao mesmo tempo e conseguindo dar conta de todos os afazeres.

Reprodução bunglinghousewife.wordpress.com
Reprodução bunglinghousewife.wordpress.com

Não existe uma resposta simples para essa pergunta, assim como cada tipo de trabalho exige uma dedicação diferente. Mas, ainda bem, existem muitas dicas interessantes que podem lhe ajudar nesse desafio que é ser mãe que trabalha em casa, ou pai que trabalha em casa.

Ser mãe já dá um trabalhão

Quem é mamãe sabe bem o que estou dizendo, ser mãe já dá um trabalhão e é uma montanha russa de emoções e jogos de cintura para lidar com todas as ciladas que podem surgir: criança doente, pediatra, natação, escola, dever de casa, enfrentar fogão para proporcionar uma alimentação mais saudável para toda a família… e conseguir tempo para fazer tudo isso e muito mais já é um desafio e tanto, especialmente se as crianças ainda não estão na escolinha.

Em compensação, a maior vantagem da maternidade para quem empreende é exatamente esse jogo de cintura que nos permite fazer tudo ao mesmo tempo, encontrar tempo e energia para resolver nossos problemas e tarefas o mais rápido possível para, em seguida, nos dedicarmos a outro desafio.

O trabalho terá que se ajustar à sua rotina

Não existe trabalho que não precise de dedicação, então ajuste toda sua rotina e deixe para realizar as tarefas que precisam de mais concentração quando as crianças estão na escola ou dormindo.

Quando os filhos tomam todo o tempo

Não é uma regra, mas a maioria das mamães que optam por trabalhar em casa precisam de ajuda para cuidar dos filhos enquanto trabalham.

Para ter aquele tempinho de concentração, aproveite o período em que o seu filho está no berçário ou escolinha. Se você ainda não quer matricular seu pequeno, pense na hipótese de contratar uma babá ou, se não quiser ou puder bancar esse custo, peça ajuda para vovó, tia, madrinha, pai ou amigas para entreter a criança por algumas horas. Acredite, todos precisam de tempo para produzir, e empreender também significa abrir mão de alguns momentos com seu filho para gerar renda para sua família.

Lembre-se de ser grata por cada ajuda que receber de familiares e amigos, combinado? O apoio é tão importante quanto reconhecer quem está ao seu lado.

Tenha uma rotina

É extremamente importante organizar uma rotina para trabalhar em casa! Seja disciplinado para que seus filhos e seu trabalho tenham suas necessidades atendidas. Mas nada de exageros! Dormir pouco, não ter folga, finais de semana ou feriados podem acabar com a sua produtividade.

Saiba mais em: Trabalhar em casa exige muita disciplina

Casa organizada

Não deixe a sensação de bagunça tomar conta de seu lar, especialmente se você trabalha em casa. Dedique parte do seu tempo para organizar, lavar louça, guardar brinquedos e limpar a casa. Não estou falando em faxina diária, afinal não sobraria tempo para você empreender, não é mesmo? Mas eleja um cômodo por dia para dar uma boa organizada e nos demais faça somente o necessário, assim sua casa estará sempre limpa.

As refeições também podem tomar um tempo enorme do seu dia, então planeje com antecedência o cardápio do dia (se for da semana é melhor ainda), assim não terá surpresas como um ingrediente que faltou, ou a carne que ainda está no freezer e não dará tempo de descongelar.

Se possível, contrate uma diarista ou uma doméstica para lhe ajudar durante a semana, assim você terá menos preocupações com a casa e mais tempo para se dedicar aos seus projetos. Neste caso o dinheiro do pagamento deixa de ser um gasto para se tornar um investimento.

Produtividade em alta, distrações em baixa

Você já parou para pensar quanto tempo por dia você gasta verificando e-mails, Facebook, celular, sites de notícia, ou mesmo enrolando para fazer aquela coisa chata que uma hora você terá que resolver? Pois é, temos muitos hábitos que abalam nossa produtividade e a gente nem percebe.

Confiram o post que escrevi “Ladrões do tempo: hábitos que detonam sua produtividade“, em que cito os principais vícios que tomam nosso tempo, como organizar as prioridades e ganhar várias horas por dia para se dedicar ao que realmente interessa: sua família, seu trabalho e seu lazer.

Tempo de qualidade

Tempo de qualidade é todo aquele momento em que você se dedica 100% ao que está fazendo.

Quando estiver com seus filhos, seja 100% deles, sem celular ou novela, ouça o que eles têm a dizer, brinque, dê colo, faça cafuné, conte histórias. Faça cada minuto valer por horas!

Quando estiver se dedicando ao trabalho, seja 100% também, deixe as distrações de lado, organize suas tarefas do dia e aproveite cada minuto para resolvê-las. Acredite em todo seu potencial e mãos à obra, sem medo ou preguiça.

Quando chegar a hora do lazer, também se dedique 100% para curtir ou descansar sem culpa, você merece!

 

Gostaram das dicas? Espero que elas inspirem vocês mamães e papais a realizarem o sonho de empreender, uma maravilhosa  (e às vezes um pouco maluca) vida profissional.

Beijos e muito sucesso para nós!

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Lei da cadeirinha para carro em Orlando e em toda Flórida EUA

Confira as regras e a lei da cadeirinha para carro em Orlando para crianças de 0 a 6 anos ou até 1,45m de altura e as regras da cadeirinha para Uber e Taxi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.