Apesar de inibir a ovulação, cerca de 15% das mulheres engravidam enquanto ainda amamentam – entra nesta estatística nossa blogueira Monica Romeiro, que engravidou enquanto ainda amamentava seu filho, ele tinha 9 meses na época.
Esta estatística é menor, com cerca de 2% de chances de engravidar, nos 6 primeiros meses de vida do bebê, quando:
– o leite materno é o único alimento oferecido ao bebê;
– quando o bebê ainda não dorme a noite toda;
– quando o bebê é alimentado ao menos 6 vezes ao dia;
– quando a mãe ainda não tenha menstruado
Após os 6 meses de idade a criança começa a ingerir novos alimentos e consumir menor quantidade de leite materno, diminuindo a produção de leite da mãe e, consequentemente, a produção de hormônios que, acredita-se, reduziam as chances da mulher ovular.
Muitas mulheres são surpreendidas com uma nova gestação enquanto ainda amamentam porque a menstruação demora para aparecer, porém antes mesmo dela voltar a mulher ovula. Esta ovulação acontece sem que a mulher possa prever, programar, ou mesmo se prevenir, pois ela não tem data para acontecer e só será descoberta após um exame de gravidez ou a chegada da menstruação cerca de 2 semanas depois.
Para as mamães que querem evitar uma nova gestação enquanto ainda são lactantes, o mais indicado é o uso de contraceptivos que não interfiram no leite, ou seja, livre de estrogênio.
E quando a mae lactante deve fazer o teste de gravidez uma vez que ainda nao menstrua?
Olá Renan, tudo bem?
A mulher pode sim engravidar enquanto amamenta, inclusive antes de menstruar, afinal a menstruação aparece após a ovulação e ela pode ter engravidado assim que ovulou.
O teste pode ser realizado cerca de 2 semanas após a ovulação. Se a mulher estiver apresentando algum sintoma ela pode realizar o teste e se der negativo porém os sintomas persistirem, repeti-lo após 1 semana.
Se o resultado for positivo o obstetra deverá ser consultado imediatamente por conta da amamentação.
Abraços.
Adorei seu blog! Estou colocando no meu com ajuda de umas amigas grávidas o que vamos vivenciando, mas o seu ajuda a passar por todas essas fases e vai me acompanhar ao longo da gravidez e posteriormente na nova experiência que é a de ser mãe!
Parabêns e obrigada.
Obrigada Nai e parabéns pela gestação!
Volte sempre para compartilhar conosco suas experiências. Aguardamos notícias suas e das suas amigas.
Beijos para vocês!