Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Meu filho está cuspindo a comida

Meu filho está cuspindo a comida

Provavelmente você já escutou algum pai ou mãe reclamando que o filho não quer comer e que já tentaram de tudo, mas a criança vira o rosto ou está cuspindo a comida.

Quando chega a hora de introduzir comida sólida na alimentação de uma criança, os pais podem ter certa dificuldade, mas com um pouquinho de insistência, acabam conseguindo.

A recusa alimentar é perfeitamente normal em algumas épocas da vida da criança, por exemplo quando os primeiros dentes estão nascendo e as gengivas ficam sensíveis.

Foto: Reprodução www.toptenz.net
Foto: Reprodução www.toptenz.net

Você já reparou que crianças que ainda não possuem todos os dentes na boca sorriem com o lábio inferior inclinado mais para um lado que para o outro, desviando a mandíbula?

Isso ocorre porque a erupção dos dentes de leite não é simultânea – primeiro nascem os incisivos centrais, depois os incisivos laterais, primeiros molares, caninos e por último os segundos molares – e por isso não existe um encaixe correto da maxila com a mandíbula.

Faça o teste e tente comer uma maçã picada com a mandíbula desviada para o lado direito, por exemplo, você vai sentir dificuldade de triturar a fruta, e vai acabar engolindo alguns pedaços maiores. Agora imagine se você ainda tiver algumas “janelinhas” (ausência de dente) para ajudar, será que vai preferir alimentos pastosos no lugar dos mais durinhos?

Nesta fase de erupção dos dentes de leite, a criança procura uma posição confortável para sorrir ou mastigar um alimento, e muitas vezes o alimento sólido pode ser desconfortável ao mastigar ou até mesmo pode ficar encaixado em algum vão entre os dentes, fazendo com que não sejam mastigados, o que poderia causar o engasgue, mas a criança acaba cuspindo o alimento, como se fosse um “sistema de defesa”.

Procure dar alimentos bem picadinhos ou bem cozidos, pois a criança está se adaptando à nova posição de mordida e também aos novos alimentos.

A medida que os dentinhos forem nascendo, a mordida vai se encaixando, o que facilitará a mastigação da criança e a recusa de alguns alimentos tende a diminuir.

Dicas para evitar que seu filho continue cuspindo a comida:

Tente observar o tipo de recusa alimentar, as vezes a criança está seletiva, cuspindo alimentos que não gosta. Criança tem paladar e gosta de comidas saborosas.

Foto: Reprodução www.mommyconnections.ca
Foto: Reprodução www.mommyconnections.ca

A criança observa e imita os pais – se os pais têm o costume de comer frutas e verduras, os filhos aceitarão melhor estes alimentos. Bons hábitos podem ser ensinados desde cedo e o primeiro passo é dar o exemplo.

A aparência da comida pode ser uma forte aliada. Procure deixar o pratinho da criança bonito e bem arrumado, coloque alimentos com diferentes cores para deixar o visual mais atraente.

Seu filho comia maçã e agora rejeita? Poder ser que ele esteja enjoado e queira variar.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Sobre a decisão de acelerar um filho superdotado de série

A decisão de acelerar um filho superdotado de série Muitos pais, quando me procuram para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.