Crianças de todas as idades, inclusive recém nascidos, assim como adolescentes, adultos e idosos podem desenvolver diabetes mellitus. Porém o tipo de diabetes varia conforme a idade do paciente e de outros fatores como obesidade, histórico familiar de diabetes, outras doenças, uso de medicações dentre outros.
O que é diabetes mellitus?
Diabetes mellitus é um conjunto heterogêneo de doenças que tem em comum a elevação das concentrações de açúcar no sangue. Pode ocorrer porque o corpo deixa de ser capaz de produzir insulina ou porque a insulina que o corpo produz não consegue agir corretamente.
Como saber se meu filho tem diabetes?
O tipo de diabetes mais comum que acomete as crianças e adolescentes é o diabetes tipo 1. Neste tipo de diabetes temos uma destruição das regiões do pâncreas que produzem a insulina. Sendo assim o organismo da criança fica praticamente sem insulina, o açúcar sobe no sangue e os sintomas de diabetes aparecem. São eles:
FAZER MUITO XIXI
a criança pode voltar a fazer xixi na cama, pode voltar a perder xixi na roupa;
TOMAR MUITA ÁGUA
a criança passa a ter uma sede exagerada, toma água toda hora, inclusive durante a madrugada;
EMAGRECIMENTO
normalmente a criança perde peso;
EXCESSO DE FOME
em alguns casos a criança passa a comer mais que o habitual.
Além disso, podem aparecer formigas no vaso sanitário.
Nem sempre todos os sintomas vão aparecer juntos, mas se seu filho está apresentando alguns destes sintomas, vale a pena procurar ajuda especializada. Além destes sintomas, para fazer o diagnóstico de diabetes, também é preciso confirmar que o açúcar está elevado no sangue e isso só pode ser feito através de exames.
Crianças podem ter outros tipos de Diabetes?
Sim, na verdade existem muitos tipos diferentes de diabetes. O tipo mais comum que acomete crianças e adolescentes é o tipo 1 como dito acima, porém, conjuntamente com o aumento da obesidade, o diabetes tipo 2 (no qual o corpo desenvolve uma resistência à ação da insulina devido ao excesso de peso) tem aparecido com mais frequência. Além desses existem muito outros tipos como o diabetes monogênico, no qual existe um defeito hereditário nas células que produzem a insulina e essas não conseguem produzir insulina suficiente. Como é hereditário, normalmente muitos membros da família tem, assim se na sua família há muitos casos de diabetes, vale a pena fazer uma triagem no seu filho.
Algumas medicações podem provocar diabetes, principalmente medicações contendo cortisona, muito utilizadas para tratamento de alergia e de doenças reumáticas. Portanto, em caso de dúvida, sempre vale a pena procurar um profissional.
Mas qual a importância de saber o tipo de diabetes do meu filho?
O fato é que, conforme dito antes, em alguns tipos de diabetes o corpo não produz insulina e em outros o corpo produz insulina, mas ela não consegue agir direito. Sendo assim o tipo de tratamento também varia com o tipo de diabetes.
No caso do diabetes tipo 1, como o corpo deixa de produzir insulina o tratamento é feito com base na reposição de insulina, que infelizmente, é injetável. No caso do diabetes tipo 2, podemos usar medicações via oral que aumentam a sensibilidade do corpo à insulina. No diabetes monogênico podemos usar medicações via oral que estimulem as células a produzirem mais insulina e assim por diante.
Por isso é fundamental definir bem o tipo de diabetes.
Dica para os pais
Se seu filho está tomando muita água e fazendo muito xixi, está obeso ou existem muitos casos de diabetes na família, vale a pena procurar um profissional para uma avaliação. Nem sempre vai ser diabetes, mesmo porque é uma doença rara, porém quando diagnosticada precocemente e corretamente, podemos prevenir melhor suas complicações.