Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / O que é ovulação?

O que é ovulação?

O que é ovulação?

A maioria das mulheres sabem que o óvulo é a estrela principal no processo de gravidez. Para que o óvulo possa ser fecundado ele passa por etapas que devem funcionar a perfeição, este processo é a ovulação.

o-que-e-ovulacao

Mas para que uma mulher ovule não basta simplesmente ter óvulos. A orquestra que comanda a liberação do óvulo depende do equilíbrio hormonal da mulher; que a cada ciclo menstrual prepara o corpo para que se o óvulo for fecundado, ele possa chegar seguro ao útero e fixar-se em suas paredes onde o futuro bebê se prepara para nascer.

Dividindo em partes o processo de ovulação, vou destacar dois pontos:

  • Reserva ovariana – Sem óvulos não há ovulação, isso é a primeira premissa. Inclusive a menopausa se caracteriza pelo fim do período fértil da mulher, que termina com o fim do “estoque” de óvulos.

Apesar de que é possível que exista ciclos de menstruação onde a ovulação não acontece, no caso da menopausa a mulher deixa de menstruar porque ela já não possui óvulos. Cada mulher nasce com a data de sua menopausa praticamente determinada, ela só pode ser adiantada por maus hábitos ou fatores ambientais, porém não pode ser adiada.

Apesar de nascer com milhares de óvulos, durante a vida fértil somente ao redor de 400 óvulos chegarão a ter a oportunidade de serem fecundados porque foram liberados pelo ovário através da ovulação.

  • Equilíbrio hormonal – Graças aos hormônios que as mulheres produzem, o ciclo menstrual Uma das fases do ciclo menstrual é a ovulação, mas para que esta fase do processo aconteça, antes é preciso que a fase prévia à ovulação, conhecida como fase folicular ou proliferativa, tenha estimulado o desenvolvimento de vários óvulos até o momento em que um deles é liberado de seu folículo para caminhar pelas trompas de falópio onde um espermatozoide possa fecunda-lo.

Portanto o equilíbrio hormonal irá permitir não apenas o desenvolvimento dos folículos como também a ruptura do folículo para que o óvulo possa ser liberado e fecundado.

A reserva ovariana e o equilíbrio hormonal podem ser analisados por meio de exames específicos, respectivamente a ultrassonografia transvaginal e a dosagem hormonal. Estes exames são básicos para a avaliação da fertilidade da mulher e devem ser incorporados ao controle periódico ginecológico, de preferência a partir dos 30 anos, ou em caso de sintomas tais como a irregularidade menstrual.

Quando a ovulação ocorre?

Para saber quando a ovulação provavelmente está acontecendo a mulher precisa antes conhecer a duração completa do seu ciclo. Que é medida a partir do primeiro dia da menstruação (primeiro dia do ciclo) até o dia antes de menstruar novamente.

Observe por 3 meses seu ciclo para confirmar que ele é regular para então calcular o período fértil, que justamente se refere ao período onde a ovulação está acontecendo. O período fértil se calcula subtraindo 14 dias do número total de dias do ciclo. Por exemplo, se o ciclo dura 30 dias, o dia da ovulação seria aproximadamente o dia 16.

Você também vai gostar de ler:

O que é saco gestacional?
Nível de HCG por semana de gravidez
As melhores posições para engravidar
O que se entende por parto humanizado?

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

11 Verdades e mitos sobre a fertilidade

Hoje vou falar sobre 11 verdades e mitos sobre a fertilidade Ao procurar informação sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.