O que é ovulação?
A maioria das mulheres sabem que o óvulo é a estrela principal no processo de gravidez. Para que o óvulo possa ser fecundado ele passa por etapas que devem funcionar a perfeição, este processo é a ovulação.
Mas para que uma mulher ovule não basta simplesmente ter óvulos. A orquestra que comanda a liberação do óvulo depende do equilíbrio hormonal da mulher; que a cada ciclo menstrual prepara o corpo para que se o óvulo for fecundado, ele possa chegar seguro ao útero e fixar-se em suas paredes onde o futuro bebê se prepara para nascer.
Dividindo em partes o processo de ovulação, vou destacar dois pontos:
- Reserva ovariana – Sem óvulos não há ovulação, isso é a primeira premissa. Inclusive a menopausa se caracteriza pelo fim do período fértil da mulher, que termina com o fim do “estoque” de óvulos.
Apesar de que é possível que exista ciclos de menstruação onde a ovulação não acontece, no caso da menopausa a mulher deixa de menstruar porque ela já não possui óvulos. Cada mulher nasce com a data de sua menopausa praticamente determinada, ela só pode ser adiantada por maus hábitos ou fatores ambientais, porém não pode ser adiada.
Apesar de nascer com milhares de óvulos, durante a vida fértil somente ao redor de 400 óvulos chegarão a ter a oportunidade de serem fecundados porque foram liberados pelo ovário através da ovulação.
- Equilíbrio hormonal – Graças aos hormônios que as mulheres produzem, o ciclo menstrual Uma das fases do ciclo menstrual é a ovulação, mas para que esta fase do processo aconteça, antes é preciso que a fase prévia à ovulação, conhecida como fase folicular ou proliferativa, tenha estimulado o desenvolvimento de vários óvulos até o momento em que um deles é liberado de seu folículo para caminhar pelas trompas de falópio onde um espermatozoide possa fecunda-lo.
Portanto o equilíbrio hormonal irá permitir não apenas o desenvolvimento dos folículos como também a ruptura do folículo para que o óvulo possa ser liberado e fecundado.
A reserva ovariana e o equilíbrio hormonal podem ser analisados por meio de exames específicos, respectivamente a ultrassonografia transvaginal e a dosagem hormonal. Estes exames são básicos para a avaliação da fertilidade da mulher e devem ser incorporados ao controle periódico ginecológico, de preferência a partir dos 30 anos, ou em caso de sintomas tais como a irregularidade menstrual.
Quando a ovulação ocorre?
Para saber quando a ovulação provavelmente está acontecendo a mulher precisa antes conhecer a duração completa do seu ciclo. Que é medida a partir do primeiro dia da menstruação (primeiro dia do ciclo) até o dia antes de menstruar novamente.
Observe por 3 meses seu ciclo para confirmar que ele é regular para então calcular o período fértil, que justamente se refere ao período onde a ovulação está acontecendo. O período fértil se calcula subtraindo 14 dias do número total de dias do ciclo. Por exemplo, se o ciclo dura 30 dias, o dia da ovulação seria aproximadamente o dia 16.
Você também vai gostar de ler:
O que é saco gestacional?
Nível de HCG por semana de gravidez
As melhores posições para engravidar
O que se entende por parto humanizado?