Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Problemas de imunidade podem afetar a fertilidade?

Problemas de imunidade podem afetar a fertilidade?

O sistema imunológico ou imunitário é fundamental para manter nosso corpo saudável. Através dele combatemos e controlamos ameaças desconhecidas com uma rede de defesa complexa pronta para neutralizar invasores. Porém, quando o sistema imunológico não funciona adequadamente ele pode chegar a afetar a fertilidade, dificultando ou impedindo o casal de engravidar.

fertilidade

Na avaliação da fertilidade eventuais problemas de imunidade devem ser parte do estudo com o devido acompanhamento de um imunologista, pois as condições para que seja possível a gravidez vão além do aparelho reprodutor feminino e masculino.

A fertilidade é composta por um conjunto de variáveis, onde o especialista em reprodução humana, junto com uma equipe multidisciplinar, estuda de forma individualizada como ajudar a engravidar um casal que não obteve a gravidez após um ano de relações frequentes sem uso de métodos anticonceptivos.

Quais são as principais doenças autoimunes que afetam a fertilidade?

  • Patologias autoimunes:
    • Lúpus Eritematosos Sistêmico
    • Síndrome Antifosfolipídico
    • Diabetes LADA
    • Tireoidite autoimune
    • Enfermidade Celíaca
  • Autoimunidade Inespecífica(Positivo de diferentes auto anticorpos sem critérios de doença autoimune clara).
  • Alterações imunológicascomo, por exemplo, imunodeficiências, alterações no sistema do complemento ou citosinas pro-inflamatórias, entre outras.
  • Alterações metabólicase de coagulação associadas a desequilíbrios imunológicos
    • Disfunções na absorção de vitaminas
    • Tireoide
    • Disfunção tissular a insulina
    • Trombofilias

 

Se confirmada a existência de uma relação entre a imunidade e a fertilidade após a realização de exames específicos, o imunologista desenvolve um protocolo personalizado que é iniciado antes da concepção e mantido rigorosamente durante todo o tratamento de infertilidade e gestação, sendo concluído com o nascimento do bebê.

Cada tratamento de infertilidade é único

Para que a gravidez seja possível, existem vários profissionais envolvidos com o especialista em reprodução humana, que coordena o tratamento de infertilidade. Eles juntos conseguem individualizar e alcançar um conhecimento amplo de todos os aspectos que podem influenciar na fertilidade do casal.

Ginecologistas especializados em reprodução humana, urologistas e embriologistas são a base. No entanto, imunologistas, endocrinologistas, geneticistas e cirurgiões especializados na endometriose, por exemplo, são frequentemente incorporados à equipe que é enriquecida com a multidisciplinariedade.

Atualmente cerca de 20% das causas de infertilidade são de razões não aparentes, o que significa que são desconhecidas, mas estão impedindo  o casal de conseguir a gravidez. Portanto, a medicina reprodutiva precisa continuar evoluindo e contar com especialistas de várias áreas para entender a totalidade do milagre da vida para ajudar a todos os que sonham com ter filhos.

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Desafio para Aumentar as Chances de Gravidez

IVI SALVADOR LANÇA DESAFIO PARA AUMENTAR AS CHANCES DE GRAVIDEZ Todas pessoas podem aumentar as …

2 comentários

  1. MARIA BELMIRA JORGE

    o meu periodo é irregular, e faz 10 dias para terminar.
    o que faço?

    • Dra. Genevieve Coelho

      Olá Maria, consulte um ginecologista para uma avaliação ginecológica geral. O especialista vai avaliar a presença de miomas e endometriose, por exemplo. Aproveite para pedir uma avaliação da sua reserva ovariana, pois assim você também estará acompanhando se está tudo bem com sua fertilidade.

      Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.