Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / O dente de leite do meu filho não caiu e está nascendo outro atrás

O dente de leite do meu filho não caiu e está nascendo outro atrás

O dente de leite do meu filho não caiu e está nascendo outro atrás. O que eu faço?

dente de leite do meu filho nao caiu

A troca dos dentes é um acontecimento natural de todo ser humano, mas para os pais e até mesmo para as crianças pode ser um momento empolgante e ao mesmo tempo “assustador”  e significa que a criança está crescendo.

É normal os pais ficarem olhando toda hora para o dentinho que está ficando mole a espera dele cair, mas ele não cai e o permanente começa a nascer torto.

Ao observar que o dente permanente está nascendo e o decíduo não dá sinais que vai cair, muitos pais entram em desespero imaginando que os dentes ficarão tortos ou até mesmo que o filho ficará com mais dentes na boca que o normal.

Casos de dentes permanentes nascendo sem a queda do decíduo é mais comum do que se imagina, e ocorre principalmente com os incisivos inferiores – os dentinhos da frente na arcada inferior.

Não existe uma explicação cientifica, mas alguns pesquisadores acreditam que isso ocorra devido à diminuição da função mastigatória (alimentos mais pastosos e menos fibrosos), outros acreditam que o fato da raiz do dente decíduo não ser totalmente reabsorvida como deveria, faz com que o permanente não consiga ultrapassar este obstáculo e procure um posicionamento melhor e com menos resistência para seguir seu rumo e nascer.

O exame radiográfico é fundamental para decidir qual tratamento seguir:

– Aguardar a esfoliação do decíduo = se o dente estiver molinho e a raiz com certo grau de reabsorção, deve-se continuar movimentando o dente de leite (estimulando a reabsorção da raiz) até que ele caia.

– Extração do decíduo = se o dente de leite estiver firme a raiz não apresentar sinais de reabsorção, deve-se optar pela sua extração (remoção).

A principal preocupação dos pais é se o dente vai ficar torto. Normalmente, havendo espaço suficiente, os movimentos dos lábios, língua e bochechas tendem a levar o dente para sua posição, mas em alguns casos isso não ocorre porque o espaço existente é menor, ou seja, a base óssea é pequena demais para acomodar todos os dentes, o que faz com que os permanentes permaneçam tortinhos e precisem de aparelho para voltarem a suas posições.

O importante é os pais manterem a calma e não deixarem transparecer dúvidas ou medo para a criança, e se o dentinho do seu filho estiver nascendo e o decíduo ainda não caiu, procure um dentista para indicar o melhor tratamento para o caso dele.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Criança pode usar creme dental com flúor?

A Odontopediatria Brasileira recomenda o uso de creme dental com flúor a partir do nascimento do primeiro dentinho da criança.

14 comentários

  1. Olá boa tarde!
    meu filho de 03 anos esta reclamando que o dente de tras esta doendo. seus dentes de leite ainda nao cairam.
    ele reclama que o dente esta doendo e se enconstar no ouvido doi mais ainda. Será que é dente nascendo ou outra coisa?

  2. o primeiro dente do meu filho caiu o do lado esta mole a mais de duas semanas e não quer cair o que faço

  3. fabiola12qwa

    meu dente permanente estava nascendo em cima do permanente, fui no dentista e ele tirou o dente de leite,so q ate agr o permanente nao voltou,continua crescendo a cada dia

  4. Ola. Minha filha completou agora 5 aninhos e seus dois dentinhos de baixo estão moles e atras de um deles esta nascendo o permanente, o que devo fazer?

    • Boa noite Fabiana,

      É muito importante procurar um dentista para avaliar o caso e se necessário realizar o exame radiográfico para confirmar o diagnóstico, mas as opções de tratamento sao:
      – Aguardar a esfoliação do decíduo = se o dente estiver molinho e a raiz com certo grau de reabsorção, deve-se continuar movimentando o dente de leite (estimulando a reabsorção da raiz) até que ele caia.

      – Extração do decíduo = se o dente de leite estiver firme a raiz não apresentar sinais de reabsorção, deve-se optar pela sua extração (remoção).

      Beijos,
      Dra Taila Billa

  5. olga maduela

    minha filha nasceu dois dentinhos permanentes na parte inferior e os de leite ainda intactos.o que devo fazer?e

    • Boa noite Olga,

      O caso da sua filha pode ser uma indicação de extração dos dentes decíduos.
      Procure um dentista para fazer o exame clínico e radiografico para indicar o melhor tratamento.

      Boas festas,
      Dra Taila Billa

  6. Paula Fernandes.

    Já nasceu os 2 dentinhos de baixo permanente e o de leite não caiu mas parece que o de leite esta um pouco mole mas não a ponto de arrancar.Queria saber se esses dois de leite irão cair sozinho,os permanentes estão bem crecidinhos.

    • Bom dia Paula,

      Se os dentes permanentes estão crescidos e os decíduos não estão moles para tirar, o melhor seria procurar um dentista para fazer a extração, o que ajudaria os permanentes a migrarem para a posição ideal, pois enquanto eles estão nascendo, essa mudança de posição ocorre de forma natural devido as forças das musculaturas lingual e labial.

      Beijos,
      Dra Taila Billa

  7. Fabiana silva Barbosa

    Ola minha filha esta nascendo os dentes permanentes atraz do dente de leite e esse nem sinal de amolecer mas o caso e que tem q arrancar dois p o outro poder terminar de nascer isso pode causar algum problema futuro a dentição dela por ter q arrancar 2 p nascer so um

    • Boa tarde Fabiana,

      Sua filha fugiu do padrão, então aconselho a procurar um dentista para avaliar o caso.
      Normalmente quando o dente erupciona, abre um vaozinho para compensar a diferença de tamanho do dente permanente.
      Como vc diz que ela precisa fazer extração de 2 decíduos (provavelmente já foi no dentista), pode ser porque o dente do lado também está nascendo.
      Infelizmente sem ver o caso não posso afirmar se vai ou não ser um problema futuro, mas existem casos em que indicamos este tratamento.
      Beijos,

      Dra Taila Billa

  8. Bom dia Walternandia,

    As vezes o dente nasce um pouco torto e não reabsorve a raiz do decíduo, por isso caiu somente um, mas aconselho procurar um dentista para avaliar melhor o caso com exames clínico e radiográfico.

    Beijos,

    Dra Taila Billa

  9. Walterlandia

    Meu filho tem 6 anos e um dente de leite no caiu mas estar nascendo dois dente o que servo fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.