Home / Casa / Finanças / Trabalhar em casa exige muita disciplina

Trabalhar em casa exige muita disciplina

Abrir o seu próprio negócio e optar por trabalhar em casa ao invés de gastar com aluguel de escritório ou outro tipo de imóvel, dependendo da sua atuação, é uma ideia fascinante, porém trabalhar em casa exige muita disciplina para não pecar pela falta ou excesso de dedicação.

trabalhar em casa

Para quem sonha em trabalhar em casa, é muito importante se auto avaliar, ser bem crítico quanto ao seu comportamento e dedicação. Tudo bem que você não precisará acordar cedo, se arrumar e enfrentar o trânsito caótico para chegar ao seu local de trabalho, mas certamente precisará continuar acordando cedo, se arrumando e organizando sua agenda para que seja um dia produtivo e de sucesso. Produtivo em todos os sentidos, no seu trabalho e com tempo para sua família e demais afazeres do dia a dia.

Então esqueça aquela ideia de trabalhar de pijama e pantufas que te deixarão desmotivado ou preguiçoso e chacoalhe o esqueleto montando uma rotina que realmente signifique para seu cérebro que é hora de trabalhar, produzir e ganhar sua liberdade financeira.

Minha experiência ao trabalhar em casa

Me considero uma pessoa bem organizada quando se trata de administrar minha agenda e meus compromissos, mas mesmo assim acabo me deparando com algumas ciladas que exigem jogo de cintura.

Meu dia de segunda à sexta-feira

  • As crianças estudam pela manhã, então reservo esse período para escrever, reuniões com clientes e qualquer outro compromisso em que preciso me deslocar – e não, eu nunca trabalho de pijamas;
  • O período da tarde é mais turbulento, não é tão fácil me concentrar com as crianças por perto, então aproveito para cuidar das redes sociais (publicações no Facebook, Twitter, Google +…), retornar e-mails, entre outras tarefas que, se eu for interrompida por uma troca de fraldas, posso retomá-las sem muita dificuldade;
  • 17:00 encerro meu expediente e me dedico às crianças (brincar, preparar o jantar, dar banho e fazer dormir);
  • Após às 19:30 as crianças já estão dormindo e é meu momento com meu marido, no qual conversamos sobre novos projetos, decidimos algumas ações profissionais e, quando nosso jantar fica pronto por volta das 20:00, é hora de encerrar todos os assuntos referente à trabalho e sermos somente marido e mulher.

 

Ciladas do dia a dia

Por mais organizada que eu (ou você) seja, sempre aparecem afazeres da casa ou das crianças que tenho que conciliar com meu trabalho, como criança doente, supermercado, natação, telefonemas de amigos e parentes… enfim, milhares de coisas podem lhe tirar o foco, por isso uma agenda organizada com todas as suas metas e obrigações do dia pode fazer toda a diferença para não perder o foco.

Finais de semanas e feriados para a família

Tenha sempre foco e organização para ser produtivo, o horário comercial deve ser respeitado ao máximo para que sua família e seu lazer não seja deixado de lado. Prefiro trabalhar um pouco mais (fazer 1 ou 2 horas extras) durante a semana para ter meus finais de semana livres, assim como os feriados. Meu objetivo trabalhando em casa é ter mais tempo para meus filhos, então não teria cabimento eu não separar tempo de qualidade com eles.

Claro que não está proibido trabalhar finais de semana ou feriados, eu mesma trabalhei em vários especialmente no lançamento do Almanaque dos pais. Mas com o tempo fui aprendendo que meu corpo e mente precisam de descanso para eu ser mais produtiva e eficiente no meu trabalho. Uma vida equilibrada me traz muito mais satisfação e, assim, quando estou trabalhando consigo colocar muita energia boa e foco nos projetos.

Porém ser radical não é a melhor forma de administrar nenhum negócio, então ainda me “dou ao luxo” de trabalhar um ou dois sábados por mês, mas só se for realmente necessário e nunca por mais de 3 horas.

Dicas bacanas

  • Monte uma rotina matinal que prepare você e seu corpo para o trabalho. No meu caso é escovar meus dentes. Quando acabo de escovar meus dentes pela manhã, logo após o café da manhã, estou pronta para trabalhar.
  • Separe um lugar da casa para você trabalhar, mudar sempre de ambiente poderá trazer novas distrações. Prefira um ambiente tranquilo.
  • Pode parecer impossível conseguir se concentrar com crianças em casa, mas acredite, com o tempo eles se acostumam com seus horários e sabem que terão sua atenção total no final do dia. Sempre que for interrompido sem justificativa, explique que você precisa trabalhar e que na hora “x” poderá brincar.
  • Trabalhar em casa muitas vezes passa a impressão de que você está com o tempo livre, então você terá que aprender a lidar com convites para sair, ligações para bater papo e até visitas surpresas. Dizer SIM poderá ser tentador, mas dizer NÃO é essencial para seu futuro se o que realmente deseja é trabalhar em casa.
  • Nunca desanime, você ouvirá mais de uma vez que o ramo que escolheu não dá dinheiro, ou mesmo que deverá procurar um emprego tradicional para ter estabilidade. Aproxime-se de pessoas que estão na mesma situação que você, ou seja, empreendedores. Aprenda com seus erros e acertos e seja perseverante. Um bom trabalho que é bem planejado e administrado sempre terá ótimas chances para ser um sucesso!

 

Ficou com dúvidas? Quer sugerir mais assuntos para os próximos posts ou quer conversar comigo? Deixe um comentário alí no final do post que responderei com todo carinho!

Beijos e muito sucesso para todos nós!

 

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Lei da cadeirinha para carro em Orlando e em toda Flórida EUA

Confira as regras e a lei da cadeirinha para carro em Orlando para crianças de 0 a 6 anos ou até 1,45m de altura e as regras da cadeirinha para Uber e Taxi.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.