Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Bruxismo infantil

Bruxismo infantil

O que é o bruxismo?

Bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes.

Ele pode acontecer durante o dia ou à noite, e de forma consciente, quando as crianças mordem lápis ou dedos, ou inconsciente.

O ato de ranger ocorre frequentemente durante o sono, períodos de preocupação, estresse e excitação, e vem acompanhado por um ruído notável. Já o apertamento, em geral sem ruídos, é mais comum durante o dia e pode ser considerado mais destrutivo, uma vez que as forças são contínuas e menos toleradas.

dente de leite e janelinha

Quais as causas do bruxismo?

Vários fatores podem estar associados ao desenvolvimento do bruxismo, como os fatores locais (mordida mal posicionada – maloclusão), sistêmicos (deficiência nutricional, síndromes, alergias), psicológicos (ansiedade, medo), ocupacionais (comportamento diário) e hereditários (passa de pai para filho).

As crianças que apresentam o bruxismo, na maioria das vezes são crianças agitadas, ansiosas, à vezes medrosas, podem ter uma personalidade forte, não gostam de ser contrariadas e não sabem lidar muito bem com frustrações. São agitadas até na hora de dormir e não se entregam ao sono até ficarem exaustas.

É sempre bom observar as atitudes de uma criança ao brincar ou assistir televisão. Se ela costuma morder ou mascar brinquedos e lápis, chupar o dedo, colocar a pontinha da língua para fora, pressionando os dentes, ou é respiradora bucal, seria interessante consultar um dentista e relatar o caso para que este possa avaliar os dentes e musculatura do seu filho, pois estes hábitos também podem estar associados ao bruxismo infantil.

Quais os sinais e sintomas?

É comum observar um desgaste dental excessivo em alguns casos, o que provoca uma diminuição de tamanho do dente causando sensibilidade e, por consequência uma mastigação ineficiente, um cansaço muscular, e sérias consequências para a articulação.

Além de gerar desgaste dental, o bruxismo pode causar doenças nas gengivas, como sangramento ou retração dos mesmos.

Atenção:

Alguns profissionais consideram normal o ranger dos dentes em crianças até os 6 anos por uma necessidade natural do organismo de acomoda-los e se preparar para a troca da dentição. Até esta idade a criança através dos movimentos de lateralidade (mastigação) pode apresentar um desgaste das pontas dos caninos, e esta atividade muscular ativa o crescimento e desenvolvimento das bases ósseas. Esse é o bruxismo considerado “fisiológico”. Mas devemos ficar atentos ao bruxismo “patológico”, onde o desgaste dental é mais visível, e ainda existem dores musculares e articulares.

Como tratar?

Como a causa do bruxismo infantil é, na maioria das vezes, um conjunto de fatores, devemos tratar os dentes e as causas deste hábito.

Ao detectar o problema, o dentista irá fazer uma plaquinha de mordida para a criança dormir, promovendo um relaxamento muscular, e a proteção dos dentes.

bruxismo - placa - wikipedia

As causas podem ser várias, mas uma das mais comuns é a ansiedade, normalmente ligada a crianças que desenvolvem muito o intelecto ou que são muito estimuladas às atividades que requerem concentração (brincar de escrever, desenhar, assistem muita televisão), ao invés de brincar de correr, com atividades ao ar livre, usando a parte motora em equilíbrio com a intelectual.

Curiosidade:

Em estudo realizado com 427 crianças de idade entre três e seis anos de idade observaram que quanto mais prolongado o aleitamento materno, menor a ocorrência de hábitos orais nocivos, como o bruxismo.Ferreira MI, Toledo OA. Relação entre tempo de aleitamento materno e hábitos bucais. Rev ABO Nac 1997;5:317-20.

Pouco se sabe sobre o bruxismo na infância, mas devemos ficar atentos e procurar ajuda o quanto antes para que as crianças sejam diagnosticadas precocemente e este problema não afete o crescimento e desenvolvimento facial.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Porque o dente permanente não nasce?

O dentinho de leite caiu já faz tempo e o permanente não nasce? Quanto antes procurar um dentista melhor, pois problemas podem estar causando este atraso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.