Home / Filhos / Festas / Decoração / Árvore de bala de goma / jujuba

Árvore de bala de goma / jujuba

A árvore de bala de goma (ou jujuba) é linda, gostosa, fácil de fazer, decora a mesa dos convidados nas festas infantis e, de quebra, é de baixo custo.

Aprendam o passo a passo para produzir as árvores de bala de goma com as dicas bacanas da nossa blogueira Monica Romeiro que produziu essas delícias para a festinha de 3 anos do seu filho Lucas.

Material para árvore de bala de goma / jujuba

arvore bala de goma jujuba 01Bola de isopor inteira (não pode ser oca)
Forma de doce de festa verde escura
Cola branca
Bala de goma (1 pacote de 1Kg faz de 4 a 5 bolas, vai depender do tamanho das forminhas e da bola)
Palito de dente
Espeto de madeira para churrasco para o tronco (precisa ser resistente)
Vasinho
Pedras

Como fazer árvore de bala de goma / jujuba

Vire as forminhas para o lado oposto – fica mais fácil virar os pacotinhos inteiros – e passe a cola branca somente na base. Quanto menos encharcado de cola mais rápido ela gruda.
arvore bala de goma jujuba 02
Coloque a primeira forminha no topo da árvore – não coloque da emenda para facilitar na hora de colocar o cabo da árvore. Cole as demais forminhas em volta – cabem 6 forminhas em volta.
arvore bala de goma jujuba 03Não deixe muito espaço entre elas para evitar buracos brancos. Se der para ver um pouco do isopor não tem problema.
arvore bala de goma jujuba 04
Preencha a bola deixando um buraco na base para colocar o palito de churrasco.
Aguarde secar e, depois, coloque o espeto de madeira para churrasco para fazer o tronco da árvore.
Quebre os palitos de dente ao meio e coloque metade dentro da árvore (no meio da forminha) e a metade que ficar para fora coloque a bala de goma – se você quiser deixar as árvores prontas com antecedência, deixe para colocar as balas de goma no dia da festa ou após fixá-las cubra com um saco plástico próprio para alimentos (higienizado) e feche com uma fita adesiva no tronco.

 arvore bala de goma jujuba 05  arvore bala de goma jujuba 07

Para ficar mais bonita evite colocar balas da mesma cor uma ao lado da outra.
A árvore fica pesada após fixar as balas de goma, por isso é importante que o vasinho dê suporte, ou seja, fique pesado, e que o tronco consiga dar sustentação para a árvore. A Monica Romeiro comprou em uma floricultura vasinhos de plástico coloridos (R$1,50 cada) e pedras brancas de jardim para preenchê-los.
arvore bala de goma jujuba 08
Após colocar as pedras no vaso, com cuidado afunde o espeto de churrasco até alcançar o fundo. Talvez seja necessário cortar alguns centímetros do espeto para que a árvore fique firme.

Pronto, sua árvore de bala de goma / jujuba está pronta e linda para decorar a festa infantil. Uma dica bacana é utilizar como peso para que as toalhas das mesas dos convidados não saia voando. As crianças adoram porque podem se deliciar com as balinhas durante toda a festa.
arvore bala de goma jujuba 09

Outra dica importante é avisar para os papais que os palitos ficam grudados nas balas por serem mais pegajosas que o isopor. Se quiser evitar essa situação cubra as árvores com um plástico higienizado e feche o saco com uma fita bem bonita junto ao tronco e ofereça como lembrança da festinha. Um papel impresso avisando que as balas devem ser retiradas da árvore com a ajuda de um adulto é um carinho a mais com seus convidados.

A nossa blogueira, além de utilizar as árvores para decorar a mesa dos convidados, também utilizou na mesa do bolo. O aniversário do Lucas teve como tema Avengers (Vingadores) e muitos convidados foram com camiseta de heróis, tornando a festa um encontro animado de heróis e heroínas.

 3-anos-lucas-1 (570x380)  3-anos-lucas-6 (570x380)

Você também pode gostar de ler:

Lembrancinha e decoração de festa infantil: flor de bala de goma (jujuba)
Aniversário de 1 ano: organizando a festa em casa sem Buffet
Beijinho de coco
Brigadeiro de panela

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

lembrancinhas-baratas-aniversario-cha-de-bebe-15

Lembrancinhas baratas para festas infantis, batizados, maternidade e chás de bebê

Lembrancinhas charmosas, que cabem em qualquer bolso para você e que faz sucesso entre adultos e crianças em chá de bebê, aniversários e festas.

20 comentários

  1. Bom dia gostaria de saber quantos saco de jujuba vc gastou?

    • Almanaque dos pais

      Olá Alessandra,
      1 pacote de 1Kg faz de 4 a 5 bolas, vai depender do tamanho das forminhas e da bola.
      Beijos

  2. Oi quanto tempo antes da festa posso montar a árvore?

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Geisa?
      Se você embalar bem após finalizar a produção e proteger do calor e umidade, você pode preparar com até 5 dias de antecedência.
      Beijos

  3. Olá, qual o tamanho da bola de isopor e da forminha para essa quantidade de jujuba. Bjs

    • Almanaque dos pais

      Olá Camila,
      Quanto menores as forminhas, mais unidades serão necessárias para preencher todos os branquinhos do isopor (você pode pintá-lo antes da colagem para caprichar ainda mais no resultado final).
      Você vai precisar de cerca de 50 forminhas por bola de 150mm.
      Beijos

  4. ola td bem ? Uma duvida eu posso fx um dia antes da festa n vai ter nenhum problema c a bala , de fica pronta um dia antes da festa … obrigada..

    • Almanaque dos pais

      Olá Jaqueline,
      Não há problema, mas lembre-se de embalar as árvores para evitar moscas, formigas, poeiras entre outros imprevistos.
      Beijos

  5. stefany soares matusaki

    Ola boa Tarde
    Gostaria de sabe ser pode comer

    • Almanaque dos pais

      Olá Stefany,
      Pode comer sim! Para que não ocorra contaminação, se for fazer as árvores alguns dias antes da festa, certifique-se de cobrí-las com um plástico ou papel filme até o dia da festa.
      Beijos

  6. Olá bom dia, gostaria de saber quantas forminhas de docinhos cabe nas bolas de isopor média?E que tamanho tenho que comprar as forminhas?

    Obrigada

    • Almanaque dos pais

      Olá Maria José, tudo bem?
      Quanto menor as forminhas, mais unidades serão necessárias para preencher todos os branquinhos do isopor (você pode pintá-lo antes da colagem para caprichar ainda mais no resultado final).
      Você vai precisar de cerca de 50 forminhas por bola de 150mm.
      Beijos

  7. Olá. Só para ter um parâmetro… qual o tamanho dessa bola que você fez esse vasinho? Assim, consigo ter uma noção de proporcionalidade. Agradeço a dica e parabéns pelo trabalho.

    Bj

    • Almanaque dos pais

      Olá Silvia,
      O vasinho foi feito com o menor tamanho de bola maciça que encontramos, que era a de 150mm, mas você também pode usar a de 100mm que fica mais leve e fácil de fixar no vaso.
      Beijos

  8. Ola… gostaria de saber qual tamanho da bola de isopor que uso pra um pacote render 4 a 5 topiaras ?

  9. Olas, td bem!

    Me tira uma duvida: se eu fizer minha arvore com bolas pequenas eu posso colocar o vaso de isopor e dentro dele colocar algumas balas variadas. Você acha q as balas mais pesadinha e o palito espetado no fundo do vaso de isopor aguenta o peso???? Obrigada, Rúbia.

    • Almanaque dos pais

      Olá Rubia, tudo bem?
      Provavelmente não aguentará o peso, acredite, bala de goma pesa bem mais do que imaginamos! Com bola pequena é provável que você ainda tenha que usar 2 palitos para sustentar bem, especialmente se o lugar for bem ventilado.
      A dica é utilizar pedrinhas de jardinagem brancas. São pesadas e não ocupam espaço, além de serem melhor do que terra que se cair faz uma sujeira daquelas!
      Beijos

  10. marilza pereira santos

    ola bom dia ,quero tira uma duvida ,quando colocar os palitos de dente vai ficar dois padaços do palito enfiado no isopor ?muito obrigada

  11. Qual o tamanho da bola de isopor??

    • Almanaque dos pais

      Olá Fran, tudo bem?
      A bola de isopor pode ser do tamanho que você mais gostar, mas evite as bolas grandes porque elas ficam bem pesadas com as balas e podem tombar dos vasinhos.
      Outra dica é adquirir as bolas maciças, as bolas ocas podem quebrar com o peso das balas.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.