Home / Filhos / Móveis e decoração / Colchão adequado para bebês e crianças

Colchão adequado para bebês e crianças

Colchão D23
Colchão D23

Existe um colchão ideal para bebês e crianças?

Pensar no conforto de seu filho é sempre prioridade, ainda mais quando se trata do lugar onde ele descansará por mais de 10 horas por dia.
Ao comprar o berço eles geralmente já são entregues com um colchão, porém nem sempre ele é adequado para o bebê ou criança.
Nas opções em que o berço vira mini-cama provavelmente mais de um colchão deverá ser providenciado para acompanhar o desenvolvimento da criança e não causar desconforto ou problemas na coluna.
O colchão adequado é escolhido através da densidade que varia de acordo com a altura e peso da criança.

Qual o colchão indicado para bebês e crianças?

Colchão d18
Colchão D18

 

Para bebês e crianças até 3 anos de idade o ideal é o colchão de espuma – densidade 18 (D18), sem plástico, plano, firme e não deformável. Ao notar qualquer deformação no colchão, este deverá ser trocado.
Vire o colchão ao menos uma vez por mês.
Verifique as medidas do berço ou cama antes de comprar o colchão, que deverá se encaixar perfeitamente, sem sobras ou vãos.

O que é densidade?

O colchão de espuma é medido pela densidade, ou seja, a quantidade de espuma utilizada para aquele colchão. D33 quer dizer que foram utilizados 33Kg de matéria prima para aquele colchão e assim por diante.

Qual a opção mais durável?

Como crianças crescem e se desenvolvem muito rápido não há opções muito duráveis. Realmente se faz necessário a troca de colchão a medida que a criança vai crescendo.

Densidade ideal para cada biotipo:

Para recém-nascido e crianças até 3 anos o indicado é o D18 (densidade 18)
Abaixo uma tabela com peso e altura e densidade ideal.
tabeladecolchao

As densidades marcadas com o asterisco (*) são as mais adequadas para aquela faixa.

E se for colchão de mola?

O colchão adequado para crianças é o de espuma, pois eles ainda não tem estrutura óssea adequada para a dormir em colchões de mola.

Você também vai gostar de ler:

Fratura no dente de leite: O que fazer se o dente de leite quebrar
O que avaliar antes de ter um animal de estimação
Quando e como limpar brinquedos das crianças
Ganhar dinheiro comprando fraldas e artigos infantis

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

ictericia-no-bebe

Icterícia no bebê: o que é, como diagnosticar e como tratar

Icterícia acontece quando há acúmulo de bilirrubina no sangue, um pigmento produzido pelo organismo, metabolizado pelo fígado e eliminado pelas fezes e urina

36 comentários

  1. Adelio Nunes

    Gostaria de saber a melhor opção de colchão para o meu filho pois na cama dele tem o colchão Baby Flex 23 desde quando ele nasceu. Agora ele esta com 1 ano e 9 meses e pesando em torno de 13 kg ou mais e percebo que o colchão esta afundando no centro e ficando em forma de concha. Ele acorda muito a noite e desconfio as vezes que o colchão atual na esta muito confortável pra ele agora. Devo trocar o colchão dele por outro? Qual a opção seria?

    Fico no aguardo!!!!

    Adélio Nunes

  2. ola
    gostaria de saber se posso comprar o d45 sem molas de espuma para minha filhnha de 3 anos pq assim nao preciso comprar outro mais pra frente… obrigada aguardo respostas

  3. Olá! Embora tenha lido a matéria que diz que o melhor para crianças até 3 anos, seja o colchão D18, meu filho está com 2a e 5 m, e pesa 15500kg e 95 cm, a loja me oferece o colchão D23, é também ideal? Grata.

    • Almanaque dos pais

      Olá Milena, tudo bem?
      Como seu filho já está com quase 3 anos, o D23 é um bom investimento, já que o D18 é o indicado até 3 anos e logo ele completará essa idade.
      beijos

  4. Olá! Tenho 2 meninos de 2 e 4 anos, qual seria o colchão mais indicado para eles.

    Obrigada

  5. Olá,meu filho usa um colchão D20, atualmente ele pesa 12,500g está com 1 ano e 5 meses.
    Mas reparei “um buraco”no meio do colchão. Vou trocá-lo mais não sei qual comprar!

  6. Olá, estou grávida e tenho uma menina de 4 anos que pesa 29kg e tem 1,10. Optei por comprar uma cama de solteiro para cada uma, ao invés de berço para a que vai nascer. Pretendo comprar colchões D23 para as 2, isso pode acarretar algum problema para a recém nascida?

  7. Ola. estou procurando um colchão adequado para meu filho, ele tem um ano e quatro meses, pesa onze quilos e mede 80 cm. vou mandar fazer uma caminha, ainda não escolhi as medidas.gostaria de saber qual o colchão mais indicado para ele. obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.