Home / Especiais / Brincadeiras / Como reciclar giz de cera

Como reciclar giz de cera

como-reciclar-giz-de-cera-makeandtakes.com04Você sabia que é possível reaproveitar aquele giz de cera quebrado que foi arremessado pelo seu filho, ou  aquele tequinho que sobrou que mal cabe entre os dedos para pintar? Aprenda com o Almanaque dos pais como reciclar giz de cera e, de quebra, fazer novas artes, novos formatos e cores.

Utilizando formas com formatos divertidos como letras, animais e formas, o giz de cera reciclado se transforma em uma lembrancinha de festa de aniversário personalizada e que as crianças adoram!
Para ficar ainda mais bacana, coloque o giz em saquinhos transparentes e amarre com uma fita colorida.

Como reciclar giz de cera

Materiais necessário:

forma de alumínio ou de silicone no formato que mais gostar e que possa ser aquecida
giz de cera
forno a gás, elétrico ou de micro-ondas.

Guarde os pedacinhos de giz de cera

O primeiro passo é nunca mais jogar fora aquele giz velho, usado ou quebrado. Guarde tudo em um potinho ou baldinho, não importa a cor e pode misturar marcas.

Remova papéis e adesivos

Remova todo o material colado ao giz de cera como adesivos e papel. As crianças podem ajudar nessa etapa e é uma oportunidade muito bacana para explicar a importância da reciclagem para cuidar do nosso planeta.
como-reciclar-giz-de-cera-makeandtakes.com00

Separe as cores

Separe as cores, independente da tonalidade, ou seja, no grupo azul pode colocar o azul claro e o escuro juntos. Essa organização ajudará também se você optar por cores misturadas.

Coloque os pedaços nas forminhas

Arrume os pedaços de giz de cera na forma ou recipiente adequado para ir ao forno ou micro-ondas. Se necessário quebre um pouco mais para que não fiquem além do buraco da forma. A maioria das crianças optam por misturar todas as cores nessa etapa, porém se você preferir separar por tom pode misturar com giz do mesmo grupo, como por exemplo o verde escuro e claro no mesmo recipiente.
Se for utilizar forma de silicone nossa dica é colocar uma forma de alumínio por baixo no forno, assim não há risco dela dobrar que o giz de cera derretido escorrer e causar algum acidente ou queimadura.

Foto: www.makeandtakes.com

No forno convencional

Pré-aqueça o forno por 5 minutos em 200°C. Coloque a forma com os pedacinhos para derreter. O tempo médio é de 10 minutos, porém pode variar de acordo com o forno, tamanho e qualidade do giz de cera.
Para um efeito de cores diferente, misture levemente o conteúdo quando ainda estiver quente, formando pequenos espirais(foto abaixo).
Se quiser uma cor uniforme assim que retirar do forno mexa bem o conteúdo com um palito de madeira até que esteja com a cor homogênea.
como-reciclar-giz-de-cera-makeandtakes.com02A

No forno de micro-ondas

Leve a forma ou recipiente adequado para micro-ondas e ligue por 4 minuto em potência alta. Retire com cuidado e mexa com um palito de madeira. Se o giz não estiver completamente derretido coloque no micro-ondas por mais 2 minutos.
Para um efeito de cores diferente, misture levemente o conteúdo quando ainda estiver quente, formando pequenos espirais (foto acima).
Se quiser uma cor uniforme assim que retirar do forno mexa bem o conteúdo com um palito de madeira até que esteja com a cor homogênea.

Desenformando

Após derretido o giz de cera leva cerca leva algum tempo para esfriar e endurecer, esse tempo vai variar de acordo com o tamanho dos recipientes. Para acelerar você poderá colocar na geladeira ou freezer por 15 a 40 minutos. Uma forma com recipientes pequenos leva em torno de 1 hora para que o giz de cera fique pronto. Aguarde até que esteja bem firme e desenforme. Se estiver gelado muitas vezes ele “salta” da forma com facilidade.
Desenformar não é tão simples quanto parece e pode acontecer de quebrar. Nesses casos basta voltar para a forma e derreter novamente.
como-reciclar-giz-de-cera-makeandtakes.com02

 

Para quem só tem forma grande

Nesse caso você pode colocar todos os pedacinhos de giz de cera para derreter juntos no forno convencional e, depois que retirar do forno aguardar até que esteja morno, corte-os nos formatos de desejar (retângulos, quadrados, bolinhas, animais..). Só desenforme depois que esfriar. Ficará uma linda mistura de cores em cada pedaço cortado!

Fotos: www.makeandtakes.com

Você também pode gostar:

Como fazer caleidoscópio em casa
Avião de papel que voa mais alto e mais longe
Batalha Naval – jogo para imprimir e regras

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Foto: Reprodução www.todayparent.com

Quando posso saber o sexo do bebê

Saiba quando você pode saber o sexo do bebê, os métodos para sexagem fetal e brincadeiras para descobrir se é menino ou menina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.