Dente de leite mole? Veja aqui algumas dicas!

Normalmente por volta dos 7 anos de idade, os dentinhos começam a amolecer, mas como hoje em dia tudo está adiantado, a troca dos dentes de leite pelos permanentes também pode ser antecipada.

dente de leite caiu

Essa época de troca de dentição é chamada de fase das “janelinhas” ou “ugly duck” (patinho feio), e vem acompanhada de muita insegurança por parte dos pais e das crianças, pois ocorre uma mudança no organismo, onde a raiz do dente decíduo é reabsorvida pelo dente permanente que está em erupção (nascendo).

Não é necessário fazer nenhuma intervenção cirúrgica, mas pelo fato de ser algo novo, explique para o seu filho o que vai acontecer para que ele não tenha medo de perder este dentinho. Essa fase deve ser o mais tranquila possível, e sem traumas, pois seus filhos terão 20 dentes de leite para amolecer e cair, cada um no seu tempo.

 

O que fazer quando começar a amolecer o primeiro dente de leite?

Assim que começar a amolecer o dentinho, peça para seu filho brincar de balançar o dente para frente e para trás, vale também comer alimentos mais duros como maçã, assim irá ficar mole mais rápido.

ATENÇÃO:

Quando o dente estiver molinho, ao comer algo duro, a criança pode sentir um pouco de desconforto na região da gengiva, ou até mesmo dor. Portanto, procure evitar esses alimentos ao perceber um dente bem mole.

 

Posso tirar o dente do meu filho em casa?

Se o dente estiver bem molinho, pode e deve tirar, pois é um ambiente de conforto e tranquilidade para a criança.

 

Vai sangrar? O que fazer?

Sim, pois a gengiva é ricamente vascularizada (muitos vasos sanguíneos) e muito fina.

Para parar o sangramento, pressione o lugar com uma gaze úmida com água fria por 5 minutinhos.

Deixe seu filho tomar líquidos gelados, sorvete, e evite bochechos, pois o ato de cuspir leva ao sangramento no local.

 

Precisa dar ponto quando o dente de leite cai?

Não precisa, pois o dente permanente está logo abaixo do dente que acabou de cair, e deixar o buraquinho na gengiva vai ajudar a erupção do permanente.

cai o dente de leite

Quanto tempo devo esperar para tirar o dente mole?

Não existe um tempo exato. Normalmente o processo leva mais ou menos 1 mês entre o dente começar a amolecer e cair.

Procure verificar se o dente esta BEM MOLINHO para não machucar a criança, pois se o dente estiver preso por osso e gengiva, a criança vai sentir dor.

Se o dente está mole e ainda não caiu, mas está atrapalhando a mastigação e a fala, procure um dentista para avaliar a situação.

 

Tenho medo de tirar o dente do meu filho, o que faço?

Se os pais estão inseguros, o melhor é não mexer e passar essa insegurança para a criança.

Leve seu filho no dentista para avaliar o caso e explique o porquê deve tirar este dente: vai nascer um dente maior, melhor e mais bonito no lugar, mas que para isso ele precisa tirar este dentinho mole para dar espaço para o outro.

 

O permanente começou a nascer e ainda não ficou mole o dente de leite?

Sempre fique atenta na dentição do seu filho, pois o permanente pode sim nascer sem que o dente de leite fique mole, e normalmente o dente permanente nasce por trás do decíduo.

Se isso acontecer, leve seu filho ao dentista, pois quando isso ocorre, a raiz do decíduo não é reabsorvida por falta de estímulo da erupção do permanente que está paralelo e não no mesmo local do de leite. Pode ser necessária a remoção cirúrgica deste dente de leite para que o outro ocupe seu lugar.

dente de leite mole

O IMPORTANTE É FAZER DESTA FASE UM MOMENTO DE ALEGRIA

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos

Para facilitar o entendimento e consulta dos pais, confira esta tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *