Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / A cada gravidez se perde um dente – A gravidez causa cáries?

A cada gravidez se perde um dente – A gravidez causa cáries?

O dito popular “A CADA GRAVIDEZ SE PERDE UM DENTE” é apenas um mito.

Foto: Reprodução by www.diyhealth.com
Foto: Reprodução by www.diyhealth.com

Ele se baseia na ideia de que a cárie seria um resultado da descalcificação dos dentes da mulher neste período para suplementar minerais no crescimento do bebê.

Estudos não encontraram diferenças na composição química de dentes extraídos de mulheres grávidas e não-grávidas, por isso a gravidez por si só não causa cáries e nem problemas gengivais

Então por que observamos uma piora da saúde bucal durante a gravidez e logo após o parto?

Esta piora da saúde bucal ocorre por diversos fatores, e para facilitar o entendimento, vou listar alguns e explicar como vocês podem evitar este problema indesejado.

  1. Alterações hormonais = aumentam os sinais e sintomas dos problemas pré-existentes, ou seja, se a mulher apresentar uma inflamação gengival antes da gestação, ela pode ser intensificada durante a gravidez. Portanto, se estiver planejando engravidar, faça o pré-natal odontológico, mas se já está gravida, agende uma consulta preventiva.
  2. Salivação = pode diminuir, aumentando a proliferação dos microrganismos. Evite os enxaguantes bucais com álcool.
  3. Alimentação = durante a gravidez, as mulheres tendem a diminuir o intervalo entre as refeições e a fazer pequenos lanchinhos. Também podem sentir vontade de comer algo mais adocicado, isso aumenta a chance de desenvolver cáries, pois o açúcar é o alimento das bactérias causadoras da doença. Evitar alimentos doces, além de diminuir o risco de cáries, também ajuda no controle de peso da futura mamãe.
  4. Náuseas = devido as náuseas, ocorre uma diminuição das escovações para evitar vomitar, o que aumenta o biofilme dental (substrato para as bactérias). Procure escovar os dentes após cada alimentação.
  5. Vômitos = deixam o meio bucal ácido, o que pode deixar os dentes mais susceptíveis à cavitação das bactérias. Evite escovar os dentes logo após vomitar, pois o meio bucal ficará ácido e o atrito da escova pode desgastar o esmalte do dente, bocheche ou tome um copo de água e aguarde uns 60 minutos para escovar os dentes.
  6. Enxoval = vamos combinar que preparar o enxoval do bebê não é tarefa fácil. Qual a cor do quarto? Qual roupinha levar para a maternidade? Claro que nessas horas a futura mamãe acaba descuidando um pouco da saúde bucal.

Além destas dicas, a orientação e o acompanhamento do seu dentista é essencial para garantir uma boa saúde bucal, principalmente neste período tão especial.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.