A canadense Carly Fleischmann tinha 2 anos quando foi diagnosticada com Autismo Severo. Aos 10 anos ela, surpreendentemente, começou a se comunicar com a ajuda de um computador. Hoje ela é uma adolescente que, através de um livro – que escreveu com a ajuda de seu pai -, de redes sociais como Facebook e Twitter e de aparições na mídia, tenta ajudar pais de crianças autistas a entenderem melhor seus filhos, além de conscientizar a população sobre o autismo.
Vale alertar que a história de Carly é única e nem toda criança autista conseguirá se comunicar através de um computador ou possui os mesmos sintomas e sentimentos da menina, a expectativa de médicos, psicólogos e terapeutas é que os pais utilizem essa história como um estímulo para nunca desistir de se conectar com seu filho, seja por computador, cores, expressões faciais e corporais e outras formas de estímulos comportamentais.
O livro “A voz de Carly”, lançado em 2012, ainda não possui edição em português.
Assista o curta-metragem abaixo baseado em um trecho do livro A voz de Carly: Rompendo o Autismo e visite a página de Carly para ter uma ideia do quão desgastante pode se tornar um evento cotidiano, como ir a um café, na percepção da autora – em inglês – www.carlyscafe.com
Assista ao vídeo – com legenda em português – com uma reportagem realizada nos Estados Unidos e conheça a história de Carly Fleischmann.