Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Ânsia ao escovar os dentes? Saiba o que fazer

Ânsia ao escovar os dentes? Saiba o que fazer

Com certeza você já ouviu alguém falar que sentiu ânsia ao escovar os dentes. Pois é, isso é mais comum do que você pensa.

Muitas pessoas, principalmente as grávidas, reclamam que sentem ânsia ao escovar os dentes, e algumas até chegam a vomitar. O que fazer nestas horas?

Hoje vamos falar sobre as grávidas e este episódio tão desagradável que ocorre principalmente no período da manhã e com a pessoa em jejum, mas que pode ocorrer a qualquer hora do dia, principalmente se a futura mamãe passar muito tempo sem se alimentar.

Se você está grávida, pense positivo, este sintoma tende a diminuir ou desaparecer após o 3º mês de gravidez.

Foto: Reprodução http://kristenritzaudds.com/blog
Foto: Reprodução http://kristenritzaudds.com/blog

Dicas para evitar ânsia ao escovar os dentes

Aqui estão algumas dicas para fazer o momento da escovação um pouco menos desconfortável:

– Pela manhã, antes de levantar, coma alguma coisa, uma bolachinha água e sal ou uma fruta, espere uns 15 minutinhos e aí sim levante-se.

– Alimente-se várias vezes ao dia (a cada 3 horas, mais ou menos) e coma muitas frutas entre as refeições.

– Escovas de dente com cerdas ultra macias ajudam na sensibilidade, principalmente na língua, não machucam a gengiva e nem desgastam os dentes.

– Tente mudar a marca e o sabor da sua pasta de dente, tem pessoas que enjoam com o sabor mentolado, outras com sabor doce e até mesmo com o cheiro. Existem pastas “salgadas” que são ótimas para a gengiva inflamada (a gengivite, tende a piorar durante a gestação), e não possuem contraindicação para esta fase.

– Se a pasta de dente não resolver, tente usar enxaguante bucal no lugar, por ser líquido, atinge toda a superfície bucal e ajuda a manter o hálito fresco.

LEMBRE-SE: o enxaguante bucal deve ser sem álcool, pois este componente pode diminui a salivação.

– Durante a escovação respire somente pelo nariz, concentre-se e sinta a respiração. Se você se concentrar na escovação e nos estímulos que ela proporciona, a ânsia é certa, principalmente se escovar a língua. Ao mudar o foco da sua atenção, estes estímulos podem diminuir ou até passar desapercebidos.

– Períodos curtos de escovação é melhor do que nada.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez – vídeo

3 comentários

  1. Oi estou sentindo dor nos ovarios estou fazendo mt xixi e sentii ansea ao escovar os dentes meus bicos do meu seios estao doloridos oque pode ser!

  2. To com quase 3 mês de atrazo sinto dor como se Foce no ovario, e um incômodo como se Foce gases, tomei em jeju sem saber algum dias chá verde será quj esto gravids?. Mais não tenho neum sitomade grávida a não ser um preguisa um cansaço e um pouco de sono e muita Ásia alguém me responde ai por favor

    • Almanaque dos pais

      Olá Vanusa,
      É possível sim que seja gravidez! Para tirar a dúvida, realize um exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo. Você também pode comparecer a um posto de saúde e realizar o teste de urina gratuitamente.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.