Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Antibiótico estraga os dentes?

Antibiótico estraga os dentes?

Provavelmente você já escutou alguém falar que seus dentes são ruins ou fracos porque tomou muito antibiótico quando criança.

Vamos conhecer a história que levou muitas pessoas a dizerem isso?

antibiotico estraga os dentes

A HISTÓRIA:

A história de que antibiótico “estraga” os dentes começou na década de 60, quando a tetraciclina, um antibiótico de amplo espectro, foi utilizado para tratamento de pneumonia, faringite, cólera, diarreia, e outras doenças.

Mas o que não sabiam naquela época era que este medicamento, quando utilizado por crianças, causaria manchas nos dentes em formação.

Por isso, muitos adultos, hoje com seus 40 ou 50 anos relacionam o uso dos antibióticos aos dentes “estragados”.

Por que a tetraciclina mancha os dentes?

Este medicamento dificulta a formação das estruturas dentais.

Quando utilizada no período em que os dentes estão sendo formados – dentes de leite do sexto mês de gestação até o décimo meses de vida; dentes permanentes do sétimo mês de vida até o sétimo ou oitavo ano de vida – pode levar à formação de manchas amarelo ou marrom acinzentada nos dentes.

Mas se utilizada fora do período de formação dos dentes, não tem efeito algum sobre eles.

Atualmente, com a grande variedade de medicamentos disponíveis no mercado, este antibiótico é contra-indicado para mulheres grávidas e crianças.

Como tratar?

Não existe um tratamento que reverta os efeitos da tetraciclina nos dentes, mas podemos melhorar a estética através de clareamento ou facetas dependendo do grau das manchas.

Se for uma mancha mais clara, um clareamento pode resolver, mas se a mancha for escura, deverá ser feita uma faceta de porcelana, pois as facetas realizadas com resina e as chamadas “lentes de contato” são muito finas ou translúcidas, aparecendo a coloração da dentina, camada mais interna do dente.

Portanto, não vamos confundir: o antibiótico em si não provoca a doença cárie, e nem estraga os dentes. Um determinado grupo de antibiótico é que leva a uma alteração na coloração e na estrutura dos dentes.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.