Home / Geral / Antibióticos e as crianças

Antibióticos e as crianças

Antibióticos e as crianças

Como muitos sabem, devemos ter todo cuidado do mundo ao administrar uma medicação, principalmente para crianças, que estão em desenvolvimento e muitas vezes os pais não sabem se os filhos possuem alguma alergia.

Mas se seu filho estiver doente, ou com alguma infecção, não dá pra sentar e esperar melhorar, você vai correr atrás e procurar algum remédio para ajudá-lo.

É nesta hora que você pensa naquele remédio no fundo do armário, ou até mesmo no remédio que te curou, mas isso é errado. O nosso organismo não funciona como o de uma criança que está em formação e os componentes das formulas podem até afetar o desenvolvimento dos dentes permanentes.

Um dos antibióticos mais utilizados hoje em dia, a amoxicilina, foi objeto de um estudo na Universidade de Iowa, e o artigo foi publicado no Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.

erros-ao-tomar-remedios

O estudo sobre Antibióticos e as crianças:

Ao acompanhar 579 crianças desde o nascimento até os 32 meses de idade, aplicando questionários a cada 3 ou 4 meses para reunir informações como a influxo de fluoreto e uso de amoxicilina, os pesquisadores concluíram que com 1 ano de idade,  75%  das crianças já haviam ingerido amoxicilina e após os 32 meses, esse valor passou a ser de 91%.

Também concluíram que o uso deste medicamento por um período de 3 a 6 meses aumentou significativamente o risco de fluorose dental (envenenamento por flúor que causa manchas nos dentes), ou seja, o uso da amoxicilina durante os primeiros anos de vida pode estar associado à fluorose nos primeiros molares e incisivos centrais superiores permanentes, os primeiros grupos dentais que se formam.

A fluorose dental é um dos defeitos de desenvolvimento de esmalte mais comuns, resultado da exposição excessiva ao flúor durante a formação do esmalte.

Vale ressaltar que a pesquisa não restringe o uso da amoxicilina e nem de qualquer outro antibiótico, mas alerta para o uso indiscriminado da medicação, principalmente durante a infância.

Para ler a pesquisa em inglês acesse: http://archpedi.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=486141

Você também vai gostar de ler:

Criança pode usar pasta dental com flúor?
Antibiótico estraga os dentes?
Xarope causa cárie?
Erros ao tomar remédios: erros mais comuns ao ingerir medicação (via oral)

 

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Insolação: O que é insolação, como evitar, sintomas e tratamento

Dr. Marcelo Ruiz explica o que é a insolação, seus sintomas, o que fazer e dicas para evitar a insolação em crianças e adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.