Home / Geral / NÃO TENHAM FILHOS?

NÃO TENHAM FILHOS?

Recentemente, li um artigo publicado por Marcos Piangers onde ele usa uma frase que causou muitas reações adversas: não tenham filhos.

Eu entendi que essa seria aplicada para os pais e mães que não dedicam tempo aos seus filhos. Todos os pais deixam de dedicar esse tempo por opção? Alguns têm essa escolha?

Gostaria de tecer alguns comentários sobre essa frase. São comentários bem opostos segundo alguns olhares, mas peço um pouco de carinho ao lerem.

               Sim, seria melhor que alguns homens e mulheres não tivessem filhos mesmo.

               Na verdade, talvez essa frase seja abrangente demais, gerando interpretações negativas.

 Quem não deveria ter filhos? Acho que essa é a questão.

               Não deveriam ter filhos aquelas pessoas egoístas e mesquinhas, que preferem trocar todo seu tempo livre por atividades pessoais, como academia, barzinho com amigos, passeios com a novo(a) namorado(a) – no caso de mães e pais solo, por um cineminha com o casinho já não tão novo assim… pessoas que dizem não ter tempo para seus filhos, mas sempre têm tempo para deixá-los na casa dos avós, da madrinha, com a babá, sozinhos em casa, etc.

               Aquele que, no dia da reunião de pais e mães na escola, não foi porque ficou até tarde no botequim e ficou cansado demais para acordar cedo ou achou que era melhor usar a desculpa para faltar o trabalho e resolveu dormir até mais tarde. Aquela que teve tempo de ir ao shopping fazer as unhas e encontrar as amigas, mas que não quis ir à apresentação da Feira de Ciências da sua filha. Aqueles que, ao invés de levarem a família para fazer uma atividade em conjunto no domingo, preferem contratar uma babá para levar as crianças na pracinha, e ficam em casa fornicando sem parar…

               Aos pais e mães que não entendem que seus filhos são mais importantes do que suas próprias vidas – esses realmente não merecem ter filhos. Aos pais e mães que, após se separarem, preferem trocar seus filhos pelos novos companheiros – esses não merecem ter filhos. Aos pais e mães que preferem ser pai ou mãe “quando dá”, ou seja, quando têm vontade – esses não merecem ter filhos.

               Se não tem o pensamento integralmente voltado para como deixar um legado para seus filhos, em como garantir uma educação mínima para eles, em como proporcionar um momento de diversão entre vocês, em abrir mão da vida pessoal para a vida parental, ou não se importa com o quê seus filhos fazem quando você não está presente… você realmente não deveria ter filhos.

               Mas… se você não pode estar mais tempo junto de seus filhos porque tem que trabalhar até tarde, numa outra cidade, fazendo horas extras para garantir as contas do mês, porque fica preso no trânsito de quase 4 horas entre ir e vir do trabalho, que tem que trabalhar nos fins de semana, de madrugada e por isso quase não encontra com seus filhos em casa… você é um pai e uma mãe que abre mão da sua vida pelos seus filhos, você merece meu respeito!

               Seja Pai! Seja Mãe! Seja como você pode, mas seja com amor, dedicação, vitalidade e afeto. Isso pode sim mudar o mundo, começando pelos nossos filhos.

               Se você concorda comigo, provavelmente é um pai, uma mãe ou uma pessoa que convive com crianças. Caso não concorde, se acha que filhos são secundários na sua vida e tudo merece mais atenção do que eles, você não merece ter filhos.

Então, não tenham filhos!

Sobre Lizandro Crus Chagas

Avatar
Carioca, professor, influenciador digital, pai solo e militante da paternidade ativa.

Veja também

Penteado para menina | 34 sugestões de tranças infantis

Penteados para menina: Selecionamos 25 sugestões de tranças infantis para você se inspirar e inovar no visual em festas, casamentos e dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *