Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal?

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal?

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal do bebê e criança?

A sucção é normal e tem uma função importante no desenvolvimento do bebê, pois é como ele se alimenta desde o nascimento. Também favorece o crescimento, desenvolvimento e a maturação de todas as estruturas orofaciais, o que leva à harmonização das funções de mastigação, deglutição, respiração e até a articulação dos sons da fala. Além disso, a sucção está intimamente ligada a fatores afetivos e emocionais, dando continuidade à intima relação entre mãe e filho iniciada no útero.

bebe-chupar-dedo

Foto: Reprodução www.tvnz.co.nz

Mas o que preocupa é o hábito de chupar o dedo ou a chupeta. No início pode parecer algo natural e que não vai atrapalhar o desenvolvimento da criança, mas a longo prazo pode causar alterações nas estruturas orofaciais como modificações no posicionamento dos dentes, palato (céu da boca), posição e tônus da língua, lábios e bochechas, que consequentemente levam à alterações na respiração, mastigação, deglutição e fala.

Esse hábito causa problemas até mesmo na dentição decídua, mas deve ser removido até a hora da troca os dentinhos, pois os problemas podem ser piores nos permanentes, como ter os dentes inclinados para fora ou mordida aberta, desgastes irregulares na superfície dental, maior numero de cáries, desconforto ao mastigar e problemas na articulação.

mordida-aberta

Como remover o hábito de chupar o dedo ou chupeta?

A melhor maneira de tratar o hábito de chupar o dedo é através de estímulos positivos, pois para seu filho, o hábito de chupar o dedo é uma coisa normal. Elogie seu filho quando não estiver chupando os dedos, diga como ele fica bonito sem o dedo na boca, que ele pode sorrir mais e mostrar todos os dentinhos e as janelinhas que virão, que os dentes vão crescer fortes e bonitos.

Identifique o motivo do hábito de chupar o dedo ou chupeta:

– Tédio = ofereça atividades ou brincadeiras interessantes.

– Insegurança = pergunte ao seu filho o que o está incomodando e conforte-o com beijos e abraços, tranquilize-o.

Você pode ajudar seu filho a notar quando ele começa o hábito, basta colocar um esparadrapo no dedo que ele chupa ou uma meia em sua mão à noite, assim quando ele levar a mão à boca, mesmo que inconscientemente, vai chupar algo com uma consistência pouco agradável e recusar. No começo pode ser difícil ver o “sofrimento” da criança com o dedinho enfaixado, mas se você não for ficar o tempo todo de vigia até que ele perca o hábito inconsciente, o melhor a fazer é conscientizá-lo desta forma.

Seu dentista ou pediatra também pode receitar um medicamento com sabor amargo para passar no dedo o que leva a criança a perder este hábito com mais facilidade.

menina chupeta close (600x534)

Você também vai gostar de ler:

O tempo certo para a retirada da chupeta
Aprenda a cuidar dos dentinhos do seu bebê
Quantas horas o bebê precisa dormir por dia. De 0 a 3 anos
Quarto Montessoriano | O quarto perfeito para bebês e crianças

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Terrible two: Crianças com 2 anos, dê opções para evitar complicações

Terrible two é o nome dado à primeira adolescência do bebê, fase dos 2 anos em que o "Não" vira a palavra preferida! Veja as dicas para evitar birras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.