Home / Colunistas / Gravidez um sonho / Coito Programado: o que é e quando é indicado

Coito Programado: o que é e quando é indicado

O coito programado é o primeiro método de reprodução humana para mulheres com dificuldade para engravidar. O coito programado trata-se de uma metodologia simples e muito acessível, tendo em vista que os medicamentos envolvidos são valores bem mais baixos que os utilizados, por exemplo, em uma fertilização in vitro (FIV). Além disso, muitos médicos ginecologistas fazem esse tratamento.

coito programado

Foto: Reprodução www.hearing.com.au

Para quem é indicado o coito programado

Normalmente, o coito programado é indicado para casais jovens e que não apresentam grandes alterações em seus exames iniciais.  Salientamos que se tiver alteração no exame masculino e/ou em alguns exames da mulher esse método talvez não seja recomendado pelo médico.

O tratamento é realizado na indução de ovulação através de medicamentos orais para a mulher e acompanhamento da ovulação através de exames de ultrassom seriado. O ultrassom seriado consiste na realização de ultrassom a cada 02 a 04 dias durante ciclo, permitindo que o médico avalie a quantidade e tamanho de folículos, bem como indique a relação sexual nos dias corretos, aumentando assim a possibilidade de gravidez naquele ciclo menstrual.

As chances de gravidez em um ciclo natural para pacientes é de 10 a 12%, enquanto o coito programado aumenta as possibilidades para 20%, lembrando que essas taxas são para pacientes que não tem problemas de fertilidade diagnosticados.  Esses percentuais também podem ser alterados se considerarmos a idade do casal.

O coito programado também pode diagnosticar alguns problemas na ovulação, como por exemplo, Síndrome do Folículo Não Roto, que é quando o folículo não se rompe, e assim impede a gravidez. Caso seja detectado esse problema de Síndrome do Folículo Não Roto, o médico pode indicar uma medicação que irá ajudar os folículos a se romperem. Por isso, que é importante que o coito programado seja iniciado antes de procedimentos de reprodução humana mais complexos como a Fertilização in Vitro (FIV).

Dessa forma, o coito programado é interessante por ser de baixo custo e por também ser um tratamento que pode trazer diagnósticos, afinal o médico acompanhará através do Ultrassom o ciclo de ovulação da mulher. Converse com o seu médico sobre esse método.

Sobre Gravidez Um Sonho

Tatiana, advogada, casada, tentante desde 2012, mãe de anjo, habilitada para adoção em 05/2016. Diagnosticada com aborto de repetição de causa imunológica e Insuficiência Istmo Cervical. Sonha em ter filhos tanto biológico como adotado.

Veja também

Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC para estimar as chances de gravidez

Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC na hora de estimar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.