Home / Pré-gestação / Tentantes / Período Fértil: Como calcular

Período Fértil: Como calcular

Período fértil é a época em que a mulher tem mais chances de engravidar. Para calcular o seu período fértil é preciso que você saiba de quantos dias é seu ciclo menstrual, ou seja, o intervalo entre o primeiro dia da sua menstruação até o dia anterior da próxima menstruação.

periodo fertil como calcular

Para saber quantos dias dura seu ciclo menstrual você pode utilizar nossa calculadora do ciclo menstrual clicando aqui.

Se você não tem ciclo regular, ou seja, sua menstruação desde em intervalos diferentes, clique aqui para calcular seu período fértil.

Período Fértil: Como calcular

Agora que você já sabe quantos dias dura seu ciclo menstrual, você já consegue calcular o seu Período Fértil.

Clique no link para acessar nossa calculadora da ovulação e período fértil.

Entendendo o resultado da Calculadora da Ovulação e Período Fértil

A calculadora mostra os dias do seu período fértil e o dia mais provável da sua ovulação, já que cada organismo é único, ou seja, nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo e nem sempre a mesma mulher ovula sempre no mesmo intervalo do ciclo menstrual. Por isso o seu período é maior do que apenas o dia da ovulação, assim, se você ovular alguns dias antes ou depois do “dia mais provável” você ainda terá boas chances de engravidar.

Outra informação importante – e ótima notícia para as tentantes –  é que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer, ou seja, quando a relação sexual acontece poucos dias antes da ovulação as chances de engravidar continuam!

Quais as chances de engravidar tendo relação no período fértil

As chances de um casal fértil engravidar, tendo relação sexual no período fértil, é em torno de 20 a 25% por ciclo. Apesar das chances não serem tão boas como a maioria das tentantes gostaria, em 1 ano de tentativas cerca de 80% das mulheres conseguem engravidar.

Porém se você já tem mais de 35 anos e é tentante a mais de 1 ano, comece a planejar uma consulta com um especialista em reprodução humana para que você e seu parceiro sejam avaliados e descobrir se há algum tipo de infertilidade no casal e quais as alternativas para que vocês possam engravidar de forma natural ou mesmo através de outros métodos como inseminação artificial ou Fertilização in vitro.

Você também vai gostar de ler:

Não Consigo Engravidar: o que faço?
Dicas para engravidar
Melhores posições sexuais para engravidar
Sintomas da nidação: quais são e quanto ocorre a nidação

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.