Home / Mamãe / Comportamento / Como aumentar a produção de leite materno

Como aumentar a produção de leite materno

Que mãe nunca se questionou se tinha leite suficiente, se o leite era fraco ou mesmo como fazer para aumentar a produção de leite materno? Aposto que a maioria já teve pelo menos uma dessas dúvidas.

Sobre o leite ser fraco, fique tranquila, isso não existe. O leite materno é perfeito e ideal para seu bebê em cada fase de seu desenvolvimento.

producao-de-leite-materno

Foto: Reprodução www.telegraph.co.uk

Sobre aumentar a produção de leite materno, temos algumas informações muito importantes para você:

A boa notícia é que para a grande maioria das mulheres, o problema não está na produção do leite, mas sim na forma e quantidade que eles está sendo entregue para o bebê.

Para que a produção do leite seja efetiva, é necessário acontecer o esvaziamento da mama durante a amamentação, ou seja, que o bebê esteja ingerindo todo o leite daquela mama. E quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido, ou seja, a mãe que amamenta é uma fábrica perfeita que trabalha sob demanda!

O que pode atrapalhar o esvaziamento da mama?

O principal fator que atrapalha o esvaziamento da mama é a pega errada, quando a boca do bebê não está bem posicionada a mamada não é eficiente (assista ao vídeo no final deste post).

Outro problema da pega errada e que torna o amamentar um momento muito difícil para a mãe é que machuca o mamilo, causando fissuras e até sangramentos em casos mais graves. O sangramento também pode acontecer por conta dos vasinhos que estouram devido ao aumento da circulação sanguínea no local, nesses casos a mulher não sente dor e o sangramento para em pouco tempo.

Existem medicamentos que aumentam a produção de leite materno?

Existem alguns medicamentos fitoterápicos e homeopáticos que realmente influenciam na produção de leite materno e que não trazem nenhum risco para o bebê. Porém somente com o esvaziamento da mama é possível aumentar a produção de forma eficiente.

Também existem medicamentos alopáticos que, para que realmente aumente a produção de leite, precisariam ser ingeridos em altas doses, o que traz risco para o bebê.

Lembre-se que qualquer medicamento, natural, homeopático, fitoterápico ou alopático, só devem ser ingeridos com prescrição e orientação de um médico.

Assista ao vídeo sobre aumentar a produção de leite materno

 

Assista ao vídeo abaixo de como deve ser a pega do bebê

Se você está com dificuldade para arrumar a pega do seu bebê, converse com o pediatra ou obstetra, eles poderão lhe orientar ou indicar um profissional capacitado para tornar a amamentação um momento sem sofrimentos, somente de muito carinho e boas recordações.

 

Você também vai gostar de ler:

10 Sinais de que o bebê está mamando o suficiente
A amamentação diminui o cálcio dos dentes da mãe?
Quais os métodos anticoncepcionais para mulher que amamenta
É possível engravidar amamentando um bebê?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Amamentação: o que a Fonoaudiologia tem a ver com isso?

A maternidade, fase em que tudo passa a ter um novo sentido e com ela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.