Home / Mamãe / Comportamento / Como contar que está grávida para uma tentante

Como contar que está grávida para uma tentante

É muito difícil contar que está grávida para uma tentante, afinal a felicidade da gravidez abala diretamente a tentante, que planeja e sonha durante a muito tempo com a sua tão desejada gravidez.

Como-contar-que-esta-gravida-para-uma-tentante

Fotos: Reprodução licensedmentalhealthcounselor.org

A grávida está em felicidade plena, enquanto a tentante está em uma tristeza profunda, porque a tentante não sabe se um dia conseguirá ser mãe. Então, quando a grávida for dar a notícia para a tentante, ela poderá ser sucinta e falar apenas o necessário, evitando falar que as seguintes frases:

Como NÃO contar que está grávida para uma tentante

“não planejava a gravidez, simplesmente aconteceu.”

“parei de tomar remédio e no mês seguinte engravidei”

“fiquei tão triste quando eu descobri, porque eu não estava querendo ter filho agora”

“nossa, meu médico fala que sou super fértil”

“Não posso passar perto da cueca do marido que engravido”.

Essas frases afetam diretamente a tentante que já está fragilizada por enfrentar a infertilidade, ainda que temporária, e fazem com que a tentante fica inferiorizada e ainda mais triste. Veja, teoricamente a gravidez é algo natural e para a tentante isso não é natural, então, evite falar de quão natural foi a sua gravidez.

Para que a notícia seja dada para a tentante de uma forma menos agressiva, talvez o ideal seja ser breve e direta, use por exemplo as seguintes frases:

Como contar que está grávida para uma tentante

“Tenho uma notícia, estou grávida”

“Estou grávida e espero que a próxima seja você”

Veja que as frases são simples e diretas, evite esconder a gravidez da tentante, porque isso também pode magoar, ela pode achar que estão com dó dela, e sentir dó por alguém não é legal. Simples assim, a pessoa está fragilizada e precisa de palavras de incentivo e não de sentimentos de piedade.

Outro ponto importante saber é que algumas tentantes gostam de participar e falar sobre gravidez, sendo que outras não gostam de pensar ou falar sobre o assunto. Então, para que a grávida não fique constrangida, melhor evitar falar muito do assunto da gravidez, enxoval e amamentação com a tentante, exceto se a tentante puxar assunto sobre esses temas.

Lógico que dependerá da proximidade entre a tentante e a gestante, exceto se você for alguém bem próxima uma best friend ou uma irmã ou uma prima bem próxima, evite perguntar e questionar sobre o tratamento e os sentimentos da tentante. Uma tentante jamais falará sobre a dor e frustração da infertilidade para uma grávida, porque uma das maiores tristezas da tentante é que chega a hora de todas as amigas engravidarem e o seu sonhado positivo não chega.

De forma resumida, a tentante não está triste pela sua gravidez, ela está triste porque ela não está grávida, e isso não é inveja, isso é frustração. A magia da gestação é o que a tentante mais sonha, e que parece muito distante para ela, e isso que causa a dor, a tristeza da tentante. Então, menos detalhes sobre a gravidez e mais compreensão com a tentante.

Você também vai gostar de ler:

Sou Tentante: Como receber uma notícia de gravidez
Gravidez um sonho | Depoimento de uma tentante
Gravidez Semana a Semana
É normal ter corrimento na gravidez?

Sobre Gravidez Um Sonho

Tatiana, advogada, casada, tentante desde 2012, mãe de anjo, habilitada para adoção em 05/2016. Diagnosticada com aborto de repetição de causa imunológica e Insuficiência Istmo Cervical. Sonha em ter filhos tanto biológico como adotado.

Veja também

SOP: Síndrome dos Ovários Policísticos e Gravidez

Mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) podem apresentar dificuldade de ovulação e atrasos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.