Entre as causas de infertilidade masculina a varicocele é a principal. Esta condição que provoca a dilatação de veias dos testículos, como uma espécie de varizes, representa aproximadamente 40% das causas de infertilidade masculina e afeta cerca de 15% da população masculina. Apesar das dificuldades, com o tratamento adequado os portadores de varicocele normalmente conseguem ter filhos.
As causas da varicocele ainda são desconhecidas. Normalmente ela é detectada durante a puberdade quando há um aumento do aporte sanguíneo nos genitais, porém também é possível que a ela não seja diagnosticada até que o casal procure um especialista em reprodução assistida quando enfrentam dificuldades em engravidar.
Como a varicocele afeta a fertilidade?
Para conservar a qualidade dos espermatozoides os testículos precisam manter suas condições fisiológicas normais e não serem afetados por condições ambientais, como ocorre, por exemplo, quando há exposição contínua a altas temperaturas. Com a varicocele, a dilatação das veias provoca alterações nas condições adequadas para que os testículos produzam e permitam a passagem dos espermatozoides. Esta condição também costuma causar dor.
Existem diferentes teorias sobre como a varicocele causa danos espermatozoides, no entanto a relação entre a varicocele e a infertilidade está totalmente comprovada. A principal teoria para explicar esta relação está associada ao aumento da temperatura dos testículos que provoca a diminuição da contagem, redução da motilidade e alterações morfológicas dos espermatozoides observadas nos pacientes.
Diagnóstico da varicocele
O exame de toque é a principal forma de detectar a varicocele. Para a realização do exame o homem deve estar em pé, pois em outras posições muitas vezes sua presença fica menos detectável ou inclusive imperceptível. A ultrassonografia não é necessária para identificar a presença da varicocele, porém existe um tipo de varicocele perceptível somente no ultrassom, que é a varicocele subclínica.
Portadores de varicocele podem ter filhos?
Sim, contudo o tratamento pode diferenciar-se conforme cada caso. O tratamento mais comum para a varicocele é a cirurgia ou embolização venosa. Cerca de 2/3 dos homens se recuperam a partir do tratamento cirúrgico e cerca de 40% conseguem recuperar a fertilidade.
A Fertilização in Vitro é uma alternativa ao tratamento cirúrgico ou, em ocasiões, uma medida após recuperação cirúrgica para obter a gravidez. Pacientes com varicocele têm indicação de realizar a Fertilização in Vitro com a técnica de injeção intracitoplasmática (ICSI), onde um espermatozoide selecionado é introduzido diretamente no óvulo. Através desta técnica é possível facilitar a fecundação e aproveitar ao máximo os espermatozoides de qualidade disponíveis.
Você também vai gostar de ler:
Não consigo engravidar: quais exames devo fazer?
Chá de inhame para ovular, funciona mesmo?
Melhor idade para ter filho
O estresse atrapalha engravidar?