Percebeu que seu pé cresceu depois da gravidez? Foi calçar aquele sapato lindo ou mesmo seu tênis favorito e notou que está mais apertado nos dedos ou mesmo na largura?
Não é mito, o pé realmente pode crescer permanentemente após a gravidez, é o que demonstrou uma pesquisa de 2013 realizada nos Estados Unidos por pesquisadores da Universidade de Iowa.
Foto: Reprodução www.babble.com
Pesquisa comprova que o pé cresceu após a gravidez
O Estudo realizado pela Universidade de Iowa foi coordenado pelo professor de ortopedia Neil Segal, e acompanhou 49 gestantes.
O primeiro passo foi registrar o tamanho dos pés da mulher no 1º trimestre de gestação.
Cinco meses após o parto os pés foram medidos novamente e para 70% das mulheres os pés cresceram, não só no comprimento, mas também na largura.
Pé chato durante a gravidez
Já era sabido que durante a gravidez, devido ao aumento do peso e aos hormônios que deixam as articulações mais frouxas, os pés ficam mais chatos e com menor curvatura, porém outro dado que a pesquisa demonstrou é que até mesmo a curvatura dos pés muitas vezes não voltam ao que eram antes da gravidez.
Até quanto o pé pode crescer após a gravidez
Em média, foi percebido um aumento entre 2 e 10mm, o que resultaria em um aumento máximo de um número.
O pé cresce em todas as gestações?
Calma, pode respirar aliviada, somente a primeira gestação é responsável por este aumento, as demais gestações não causariam nenhuma outra alteração que possa ser levada em consideração.
Você também vai gostar de ler:
Inchaço na gravidez, como evitar e combater
Dor na virilha durante a gravidez | Dor pélvica
Engravidar de gêmeos: Quais as chances de gravidez gemelar?
Até quanto posso engordar na gravidez?
Um comentário
Pingback: 6 Dicas para seu filho dormir bem e na hora certa - Almanaque dos Pais