Meu filho precisa usar aparelho?
A ortodontia é a especialidade responsável por corrigir a posição dos dentes na arcada dentária e também a posição dos ossos maxilares.
Foto: Gettyimages
Existem diversos tipos de aparelhos e cada um tem uma indicação e uma fase de atuação, não é só seguir a moda dos aparelhos fixos com suas borrachinhas coloridas.
O que vejo é que muitas vezes os pacientes chegam na fase adulta para corrigir um problema que só conseguimos resolver na infância com o uso da ortodontia, sem precisar de extrações e cirurgias mais complexas. Por isso gosto de ressaltar a importância de uma consulta ortodôntica desde cedo para que possamos programar juntos com os pais a hora de intervir com um tratamento o mais conservador possível.
Não é porque a dentição decídua vai cair que não precisamos tomar cuidado com ela. Muito pelo contrário, é ela que direciona os dentes permanentes e desde cedo podemos verificar se uma criança precisará de aparelho ou não.
Se você observar algum dos problemas abaixo, pode ser que precise usar aparelho / tratamento ortodôntico:
- Sobremordida – quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior (“dentuço”).
- Mordida cruzada anterior – quando os dentes inferiores anteriores estão à frente dos dentes superiores anteriores.
- Mordida cruzada – quando não existe o encaixe da mordida posterior e o paciente acaba desviando a mordida para o lado.
- Mordida aberta – quando existe um espaço entre os dentes superiores e inferiores ao encostar os dentes posteriores.
- Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
- Diastema – quando existem espaços entre os dentes.
- Apinhamento – quando existe falta de espaço para todos os dentes na arcada.
Portanto, observe a dentição do seu filhinho e veja se ele apresenta dentinhos tortos, girados, espaços, se os dentes de cima cobrem os dentes de baixo durante a mordida, ou se existe um espaço entre os dentes de cima e os de baixo quando a criança fecha a boca.
Para ter a certeza que seu filho precisa de aparelho, consulte seu dentista ou ortodontista, assim ele poderá indicar a melhor época para intervir com o tratamento.