Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Como saber se meu filho precisa usar aparelho?

Como saber se meu filho precisa usar aparelho?

Meu filho precisa usar aparelho?

A ortodontia é a especialidade responsável por corrigir a posição dos dentes na arcada dentária e também a posição dos ossos maxilares.

usar-aparelho-by-gettyimages

Foto: Gettyimages

 

Existem diversos tipos de aparelhos e cada um tem uma indicação e uma fase de atuação, não é só seguir a moda dos aparelhos fixos com suas borrachinhas coloridas.

O que vejo é que muitas vezes os pacientes chegam na fase adulta para corrigir um problema que só conseguimos resolver na infância com o uso da ortodontia, sem precisar de extrações e cirurgias mais complexas. Por isso gosto de ressaltar a importância de uma consulta ortodôntica desde cedo para que possamos programar juntos com os pais a hora de intervir com um tratamento o mais conservador possível.

Não é porque a dentição decídua vai cair que não precisamos tomar cuidado com ela. Muito pelo contrário, é ela que direciona os dentes permanentes e desde cedo podemos verificar se uma criança precisará de aparelho ou não.

 

Se você observar algum dos problemas abaixo, pode ser que precise usar aparelho / tratamento ortodôntico:

  • Sobremordida – quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior (“dentuço”).
  • Mordida cruzada anterior – quando os dentes inferiores anteriores estão à frente dos dentes superiores anteriores.
  • Mordida cruzada – quando não existe o encaixe da mordida posterior e o paciente acaba desviando a mordida para o lado.
  • Mordida aberta – quando existe um espaço entre os dentes superiores e inferiores ao encostar os dentes posteriores.

mordida-aberta

  • Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  • Diastema – quando existem espaços entre os dentes.
  • Apinhamento – quando existe falta de espaço para todos os dentes na arcada.

Portanto, observe a dentição do seu filhinho e veja se ele apresenta dentinhos tortos, girados, espaços, se os dentes de cima cobrem os dentes de baixo durante a mordida, ou se existe um espaço entre os dentes de cima e os de baixo quando a criança fecha a boca.

Para ter a certeza que seu filho precisa de aparelho, consulte seu dentista ou ortodontista, assim ele poderá indicar a melhor época para intervir com o tratamento.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Criança pode usar creme dental com flúor?

A Odontopediatria Brasileira recomenda o uso de creme dental com flúor a partir do nascimento do primeiro dentinho da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.