Home / Filhos / Festas / Decoração / Cronograma: o passo a passo para o sucesso de sua festa infantil

Cronograma: o passo a passo para o sucesso de sua festa infantil

Quem não gosta de uma festa infantil, que levante a mão (risos)! Brincadeiras à parte, todo mundo gosta de uma festinha de aniversário. Balões coloridos, mesa farta de doces, salgadinhos (huuuumm!) são itens indispensáveis numa festa infantil. E ainda mais hoje, com tantos acessórios e apetrechos para festa que dão “vida” à nossa imaginação, permitindo aos pais, crianças e familiares viajar neste mundo de “faz de conta”, tendo o prazer de escolher o que desejam para aquele momento especial, personalizar e se divertir. E é nesta empolgação que você fará a organização da sua festa.

Com base no artigo anterior, sobre “como organizar uma festa infantil”, daremos continuidade no passo a passo, detalhando um cronograma ideal para o seu planejamento, mas que pode ser adapto para seu prazo. Confira:

Cronograma: o passo a passo para o sucesso de sua festa infantil

De 04 a 06 meses de antecedência

Defina a data e o lugar

Normalmente a primeira dúvida que surge é o local: fazer a festa em casa, no salão do condomínio ou no Buffet infantil? Para tomar esta decisão é importante realizar sua previsão orçamentária e ter em mãos a lista de convidados. Se você já decidiu o local, pode seguir para o próximo passo.

Lista de convidados

Alguns profissionais costumam mencionar a lista de convidados com o primeiro item do passo a passo, mas, na verdade, não existe uma ordem obrigatória: ao definir o lugar será mais fácil controlar a quantidade de pessoas que serão convidadas e vice-versa. O importante é ter este controle e dividir sua lista em três categorias: adultos, crianças acima e abaixo de 03 anos. Desta forma, facilitará a definição do cardápio, a locação de mobiliários e a quantidade de assentos que estarão disponíveis.

Buffet – Comidas e bebidas

Muitas pessoas têm optado pela contratação deste tipo de prestação de serviço, que, aos poucos, vem ganhando espaço nas festas infantis. A vantagem é que você ficará tranquilo no dia do evento, contando com uma variedade de delicinhas para petiscar ou um almoço apetitoso, e tudo isso sem ter que colocar a mão na massa. Faça orçamentos com algumas empresas e selecione opções de cardápio. Caso prefira fazer você mesma, considere os custos, mão de obra e disponibilidade de tempo para ocasião.

 03 meses de antecedência

Tema da festa e decoração

festa-infantil-04

Essa é a parte mais divertida da festa e, de certa forma, o foco principal da organização, pois todos os olhares estarão voltados para a decoração, que terá como centro das atenções a mesa temática.

Neste caso é importante definir o tema considerando a idade e o gosto do aniversariante. Temas focados ao mundo infantil como bailarinas, flores, jardins, ursos, brincadeiras de criança ou, até mesmo, as historinhas de faz de conta são sugestões utilizadas para decoração das primeiras festas do seu filho, geralmente até os 03 anos. A partir dos 04 anos já é possível que o seu filho tenha uma fantasia sobre um tema ou goste muito de uma brincadeira, isso pode ajudá-la a ter ideias sobre a decoração.

Se você não tem aptidão para decoração essa é uma boa hora para consultar um profissional da área.

Cardápio

Em uma festa de criança não podem faltar as famosas guloseimas! Pipoca, cachorro quente, salgadinhos, doces de todos os tipos, enfim, delícias obrigatórias em qualquer cardápio de festa infantil.

Mesmo sabendo destas opções, lembre-se que o horário da festa determinará seu cardápio. Horário de almoço, por exemplo, pede opções de pratos servidos ou ilhas de alimentação; uma sugestão rápida e barata é oferecer uma seleção de massas e saladas.

Não se esqueça das bebidas, o apropriado é ter opções de sucos e refrigerantes para as crianças e, se for o caso, bebidas alcoólicas para os adultos.

 02 meses de antecedência

Entretenimento e diversão

Considere a idade e a quantidade de crianças convidadas para a festa, esse detalhe irá determinar suas decisões. Se a maioria dos pequenos tiver idade inferior a 03 anos, coloque à disposição brinquedos de fácil manuseio e playgrounds com monitores. Entre 03 a 06 anos, realize atividades com recreadores e oficinas de arte, bem como apresentações de personagens e contadores de história. Este último, também serve para as crianças maiores de 06 anos, porém devem ser mais elaborados para a idade, com brincadeiras de “caça ao tesouro” ou com apresentações de grupos circenses, de dança, vídeos interativos e jogos.

Elaboração do convite

Lucas-convite

Os convites, impressos ou feitos à mão, ainda trazem um charme para as festas infantis, gerando expectativa aos seus convidados. Com tantos modelos disponíveis, hoje é possível brincar com imagens, cores, criar peças de decoração e até mesmo em um acessório que seja utilizado para a diversão da garotada no dia da festa. Porém, se preferir algo mais simples e rápido, é possível criar convites digitais e enviar aos convidados por email ou pelas redes sociais. Envie o convite com 10 a 15 dias de antecedência.

convite-Larissa

01 mês de antecedência

Prepare as lembrancinhas

Lembrancinhas são mimos que entregamos como forma de agradecimento pela presença de cada um que participou daquele momento. Elas fazem tanto sucesso entre a garotada que hoje se tornou um item indispensável nas festas. Há vários itens que podem ser utilizados, como as tradicionais sacolinhas para doces, brinquedos, jogos ou fotos e acessórios em Scrapbook. Eles também podem ser utilizados para personalizar a mesa decorada.

Na semana da festa

Check list

Por mais organizado que você seja, a possibilidade de esquecer algo importante, como a vela do aniversariante ou a extensão de tomada para a chopeira, é bem mais comum do que imagina! Para evitar estes imprevistos faça um controle de todos os itens indispensáveis, considerando: cozinha, banheiro, itens de “primeiros socorros”, acessórios e produtos de limpeza. No seu controle, considere a responsabilidade de profissionais que deverão ser acionados em caso de urgência (no caso de condomínio ou buffet) e/ou para os afazeres domésticos durante a festa.

No dia da festa esteja radiante para receber todos os créditos e comemorar mais um dia importante para seu filho e sua família!

  • Importante!

O planejamento de um evento começa a partir do momento em que você inicia a organização. É claro que fazer isso somente um mês antes da festa é inviável, mas não impossível, principalmente se você tiver a ajuda de quem trabalha neste ramo. Tentar organizar uma festa em tão pouco tempo torna-se um risco desnecessário. O ideal é começar a organização com um prazo de 06 meses e, no mínimo, 03 meses de antecedência (para os festeiros de plantão ou para celebrações mais simples), baseados sempre em um cronograma.

Sobre Solange Alcantara

Solange Alcantara
Solange Alcantara, conhecida como “Sol” é mãe orgulhosa do João Pedro e Consultora de Eventos. Especializada em Administração em Marketing e com vasta experiência na área de eventos corporativos e sociais, seu filho de 04 anos lhe inspirou a esta conquista: a unir seu conhecimento com o prazer de transformar sonhos em realidade e se dedicando à sua paixão por organização de festas infantis. Contato: solange@almanaquedospais.com.br

Veja também

Lindo Chá de bebê Náutico | Decoração Navy

Decoração Navy: Lindo Chá de Bebê Náutico, todo pensado em um clima sereno, leve, com simplicidade e bom gosto. Confira as fotos e detalhes desta festa!

2 comentários

  1. Matéria perfeita,, tudo muito bem detalhado, muito util, Parabens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.