Os dentes de leite tem sua erupção por volta dos 6 meses de idade, mas a sua formação começa na gravidez, e a mamãe pode tomar alguns cuidados que beneficiará a saúde dos dentes da criança, como ter uma boa alimentação, balanceada com proteínas, fibras, cálcio, etc.
Quando nasce o primeiro dentinho do bebê, o assunto vira a notícia mais comentada na família, afinal, quem não se derrete ao ver aquele sorriso com apenas 2 dentinhos em baixo?
As vezes este dentinho não aparece da maneira como imaginamos – bonitinho e no lugar certo, e os primeiros a notar são os pais e familiares, que se perguntam: E AGORA? O QUE EU FAÇO?
É comum a dentição decídua apresentar dentinhos tortos ou girados na arcada, e isso poderá ser resolvido com o desenvolvimento da estrutura facial, que crescerá para acomodar melhor estes dentes, com a ajuda dos músculos da bochecha, lábios e língua. Estes músculos, quando em equilíbrio, atuam para manter os dentes em posição, por isso é bom evitar a sucção de dedos, chupetas e mamadeiras durante a erupção dos dentes de leite.
Se os dentes apresentarem um padrão muito fora do normal (muito tortos ou girados), aconselho procurar um odontopediatra ou ortodontista para avaliar melhor a situação, pois quanto antes tratar um problema ortodôntico, melhores serão os resultados a longo prazo.
Às vezes, os dentinhos apresentam espaços entre eles, os chamados diastemas, e isso não é ruim, muito pelo contrário. Estes espaços significam que a estrutura facial do seu filho está crescendo e deixando espaço para os dentes permanentes nascerem, pois eles são maiores que os dentes de leite e precisam de mais espaço para nascer. Além do mais, esses espaços ajudam de outras formas, como na escovação – será mais fácil limpar cada cantinho do dente, evitando as cáries entre os dentes – e também diminui a chance da cárie de um dente passar para o dente vizinho.
Alguns fatores como os hereditários, hábitos não saudáveis, como o de chupar o dedo, protrusão lingual (quando a língua fica para fora da boca) ou ainda problemas nas arcadas devido a algum acidente, podem causar:
- apinhamento dental = dentes tortos, encavalados.
- mordida aberta = quando os dentes de cima não encontram os de baixo.
- mordida profunda = quando os dentes de cima cobrem em excesso os dentes de baixo.
O ideal é manter a calma e procurar um dentista para analisar a situação e aconselhar o melhor tratamento.
Muitas vezes é indicado esperar que o organismo resolva o problema sozinho, mas as vezes devemos intervir, na hora certa, para um resultado melhor.
ola Boa tarde minha filha tem 2 anos e notei que os dentes sao perdeitos mas parece que a gengiva ou o maxilar dela e torto os dentes nao fican iguais e quando ela esta mastigando algo ela se queixa de dores oq eu faço?
Bom dia, Dra. Taila!
Meu filho tem 1 ano e 1 mês. Tem 2 dentes na arcada inferior e 3 nascendo na superior. Ocorre que, quando sorri, os dois dentinhos inferiores estão ficando à frente dos superiores. Esteve na odontopediatra há umas duas semanas, mas ainda não havíamos detectado isso, pois os superiores ainda não haviam crescido tanto, só apontado… Isso costuma ser corrigido com a erupção dos demais dentes? Existe algo que possa ser feito ainda tão cedo?
minha bb tem 1 an e um mes o dentinho del nasceu um enbaixo e hgora um encima e normal ? p acabar de completar o denttinho de cima ta nascendo torto……devo procurar um odontopediatra logo?
?
Ola, meu filho tem 1 ano e sete meses e os dentinhos do lado esquerdo sao maiores um pouco que os do lado direito, parece que a genjiva do lado esquerdo ê mais baixa.
Boa tarde Fernanda,
Neste caso o melhor é marcar uma consulta com o seu dentista para avaliar o caso. Pode ser uma erupção desigual dos dentes, um inchaço gengival, etc.
Beijos,
Dra Taila Billa
Meu bebê de 1 ano, esta com seu primeiro dentinho meio torto, o dente debaixo. O que faço?
Gostoria de saber se pode escovar o dentinho e como fazer a limpeza dele?
Boa tarde Jessica,
Quando os dentes estão erupcionando, a escovação é a melhor forma de higienização, mas devemos ficar atentas com as pastas utilizadas, pois nesta idade as crianças não cospem o excesso. De predetermined para parts sem flúor. Quando você observar que seu bebê está cuspindo um pouco, pode optar por uma pasta com flúor para crianças na faixa etária dele, lembrando que a quantidade utilizada é pequena e varia conforme a idade (de um grão de arroz a um grão de ervilha).
Com relação ao dente ser torto, o melhor é marcar uma consulta para avaliar o caso e indicar a melhor hora para a ortodontia.
Beijos,
Dra Taila Billa
Meu filho de 1ano e 9meses bateu a boca no chao e quebrou um pedacinho de dois dentes e 1 dente ficou um pouquinho pra trás me preoculpo se o mesmo continuará desse geito até a troca do permanente.
Bom dia Emanuela,
Dentes fraturados podem ou não precisar de restauração, e a movimentação de um dente para frente ou para trás pode resultar em uma fratura óssea.
Consulte um dentista para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento para seu filhote.
Indico a leitura do post MEU FILHO CAIU E BATEU A BOCA – TRAUMATISMO EM DENTES DE Leite.
Beijos,
Dra Taila Billa
minha filha tem 11 meses e os dente dela de baixo nao e alinhado com o de cima , o de baixo quando ela sorri sempre fica na frente do de cima e um dele e meio tortinho
Bom dia Thayrinne,
Como sua filha está no processo de erupção de dentes, ela ainda não possui o encaixe dos dentes e as vezes a criança morde para um lado ou até mesmo com os dentes de baixo cobrindo os dentes de cima.
Ao terminar a erupção de todos os dentes você pode ter a certeza de que a mordida está correta ou não.
Se a mordida não estiver correta, consulte um ortodontista para indicar quando começar o tratamento ortodontico, pois alguns tratamentos ficam melhores e são mais conservadores quando iniciados na época certa.
Beijos,
Dra Taila Billa
Ooi, minha filha tem 2 dentinhos grudados,é normal isso? porque é assim,ja pesquizei em varios lugares mais nao encontro nada
Bom dia Meireles,
Existem anomalias dentárias em que 2 dentes se unem ou um dente se divide. Ambas parecem ser dentes grudados.
Consulte um dentista para dar o diagnóstico.
Beijos,
Dra Taila Billa
Bom dia, ótimo post, porem tenho uma duvida, meu bebe tem 8 meses e a cerca de um mês nasceu o primeiro dentinho embaixo, o que me preocupa é por ser só um isso é normal, a pouco tempo quando começou a apontar que iria nascer ele caiu com a boca no chão e sangrou um pouco, pode ter sido isso, obirgada.
Boa tarde Priscila,
Sim, a queda pode ter afetado mais um dente do que o outro, o que pode levar ao atraso da erupção.
Procure um dentista para examinar seu filho e verificar a presença e o estágio da erupção dos dentinhos.
Obrigada pelo elogio!
Beijos,
Dra Taila Billa
Dra. Meu filho tem 02 anos e tem uma pele entre os dois dentes da frente.
Pensei que com o tempo isso iria se resolver mas só vejo os dentes dele crescendo e a pele continua ali.
Devo me preocupar?
O que vc me aconselha a fazer?
Abraços
Juliana
Boa tarde Juliana,
Essa pele pode ser consequência de uma gengiva fibrosa após a erupção do dente, mas também pode ser a inserção das fibras do freio labial.
Procure um dentista para avaliar o caso é indicar o tratamento adequado.
Beijos,
Dra Taila Billa
olá boa tarde, meu filho tem 3 anos e eu achei que ele já tinha todos os dentes ,mais nos dentes de baixo tinha um espacinho entre um dente e outro .eu achei que era normal pois é parecido com o do meu marido ,mais nesse espacinho cabe um dentinho e agora notei que esta saindo um dente nesse espaço ,mais o dente esta vindo tortinho ,o que é recomendado fazer nessa situação obrigada
Bom dia Juliana,
Como houve um atraso na erupção, aconselho procurar um odontopediatra e um ortodontista para avaliar o caso.
Como houve demora no nascimento, pode ocorrer uma diminuição do espaço, o que leva o dente a nascer do jeito que conseguir, as vezes girado ou até um pouco fora da posição ideal.
Na dentição decídua é comum ter dentes tortos ou girados e o melhor é acompanhar sempre.
Beijos,
Dra. Taila Billa
o meu filho tem 7 anos ,os dentinhos dele ta nascendo pra dentro e torto ,tirei para não deixar encavalar mas não adiantou, esses são os de baixo, os de cima um deles nasceu quase no ceu da boca ,não entendi o que aconteceu para eles nascerem assim se eu tirei logo quando amoleceu.os dentes de leite são bem pequenos e os outros estão vindo grandoes ,na minha opinião os permanebtes estão tortos porque não tem espaço para eles .sera que e isso?
Boa tarde Elaine,
Diversos fatores podem influenciar a posição dos dentes.
Se você extraiu os dentes de leite época certa, um dos motivos deste apinhamento pode ser a falta de espaço, mas consulte um ortodontista para avaliar o caso do seu filho, indicar o melhor tratamento e o melhor momento para intervenção ortodôntica.
Beijos,
Dra. Taila billa
Oii dr.meu filho tem 1 aninho n chupa o dedo e nem chupeta eo dentinho de cima esta nascendo pra dentro
Boa noite Daniela,
O posicionamento dental sofre influência dos fatores ambientais e também hereditários.
Durante a erupção, o dente pode ir para a posição ideal, mas normalmente isso ocorre quando removemos algum hábito, como chupar o dedo.
Será que seu filho posiciona a língua de maneira errada? Isso também pode afetar a posição dentes.
Seria legal consultar um dentista para avaliar melhor o caso.
Beijos,
Dra. Taila Billa
Olá boa tarde
Meu bebé tem 1 ano e 1 mês,esta nascendo os dois dentes de cima,da frente,notei que um está lascado no meio como fosse partido não sai todo ainda mas já dá pra notar. Devo me preocupar? Porque esta nascendo assim?? O que devo fazer??
Boa noite Tassia,
Aconselho a procurar um dentista para avaliar o caso, pois pode ser uma anomalia de formação ou até mesmo um trauma.
Somente um exame mais completo poderá definir o diagnóstico, mas acredito que possa ser a primeira opção.
Beijos ,
Dra. Taila Billa
O dentinho do meu bebê nasceu virado.. estou preocupada pq não sei o que fazer.. E nunca vi nada parecido! O que devo fazer
Bom dia Beatriz,
Devemos levar em conta os fatores hereditários e hábitos como copiar chupeta e dedos e o quanto este dente está girovertido.
O melhor é procurar um ortodontista para acompanhar o caso, indicar o melhor tratamento e quando será a melhor época para iniciá-lo.
Alguns casos se resolvem sozinhos ao remover a causa do problema, como chupar o dedo.
Mas se for necessário o uso de aparelho, existem aparelhos móveis para corrigir este problem e as vezes só ele não resolve e pode ser necessário o uso do aparelho fixo.
Espero ter ajudado!
Beijos,
Dra. Taila Billa