Conhecer os diferentes sintomas entre Gripe Comum, Influenza A (H1N1) e Dengue é essencial para que se procure por assistência médica o mais breve possível, evitando assim complicações no quadro.
Conforme dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), montamos uma tabela para ajudar a diferenciar os sintomas. Veja abaixo:
Quando procurar por atendimento médico:
Devido ao surto de H1N1 que ocorreu em março de 2016, evitar ir desnecessariamente à Pronto-socorros é essencial para diminuir os riscos de contágio já que muitas pessoas com H1N1 estiveram ou estão no local de atendimento. Porém ao identificar alguns dos sintomas descritos o indicado é procurar por Pronto Socorro ou Postos de Saúde a fim de diagnosticar a doença e tratar de acordo com as orientações do médico.
Os sintomas da dengue também requerem atenção especial e procura por atendimento médico urgente. O contágio se dá pelo mosquito aedes aegypti. Confira algumas dicas para evitar as picadas do mosquito clicando aqui. Devido ao risco do contágio pelo Zika Viruz, também transmitido pelo mosquito aedes aegypti, a orientação é que gestantes também tomem cuidado especial. O uso de repelentes é uma das recomendações para evitar as picadas.
Os cuidados para evitar o contágio do H1N1 são fundamentais. Confira alguns:
*Fonte da imagem: corpo-saude.wmnett.com.br
Previna-se, proteja você e sua família da gripe H1N1, também conhecida como gripe suína.
Atenção: Medicação é coisa séria! Não faça uso de remédios sem prescrição médica.