Para que a gravidez aconteça é preciso muito mais que a fecundação do óvulo. Entre um dos momentos mais importantes, está o processo onde o embrião se fixa na parede interna do útero para estabelecer as conexões com o ventre materno que irá fornecer tudo que o futuro bebê precisa para um desenvolvimento saudável. Este processo de implantação no útero leva o nome de nidação, portanto, toda gravidez passa pela nidação. Por outro lado, o sangramento durante a nidação acontece apenas em uma de cada quatro mulheres.
O sangramento que pode acontecer durante a nidação normalmente é algo muito suave, parecido com aquele fluxo do fim da menstruação. Em geral dura de dois a três dias, e por este fator, muitas mulheres podem chegar a confundir com a própria menstruação, até porque acontece aproximadamente no mesmo período em que se não estivesse grávida, a mulher estaria menstruando.
Por que a mulher pode sangrar durante a nidação?
No momento em que o embrião começa a estabelecer as conexões vasculares com o endométrio, que é a parede interna do útero, pode acontecer a ruptura de pequenas veias e artérias que irrigam este tecido interno. Este processo, como dito, é normal e acontece em aproximadamente 25% das gestações.
Também é importante saber que cada gravidez é única, portanto pode acontecer que uma mesma mulher tenha um sangramento de nidação em uma gestação e não tenha em outra e vice-versa.
Sangramentos não relacionados à nidação
Durante a gestação, além da etapa de nidação, pode ser que aconteçam sangramentos devido a outras causas. O sangramento nem sempre significa que a gravidez está em risco, no entanto sempre é um sinal de alerta que deve ser avaliado por um médico especialista.
Todas as causas de sangramento precisam ser estudas e para cada uma delas, seu obstetra indicará uma solução, que podem ser desde repouso ou inclusive a prescrição de alguma medicação. Quando o sangramento é acompanhando de dores fortes, não espere! Dirija-se ao pronto socorro para descartar qualquer risco para sua saúde e para a saúde do seu futuro bebê.
Você também vai gostar de ler:
Sintomas da nidação: quais são e quanto ocorre a nidação
Quanto tempo depois da relação posso fazer o teste de gravidez?
Teste de gravidez positivo
Tomar anticoncepcional muito tempo afeta a fertilidade?