Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Governo distribuirá repelente para grávidas

Governo distribuirá repelente para grávidas

Nesta última quarta-feira, dia 09 de dezembro, o Ministro da Saúde Marcelo Castro, informou que o governo distribuirá repelente para grávidas como forma de prevenir que sejam picadas pelo mosquito Aedes aegypti, o mosquito que pode transmitir o vírus do Zika, a Dengue e Febre Chikungunya.

Aedes aegypti
Aedes aegypti

Devido ao grande número de casos de microcefalia no Nordeste Brasileiro, esta região terá prioridade no atendimento, já que há grande suspeita que o zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, tenha relação com os casos de microcefalia.

A grande preocupação do governo com as mulheres grávidas se deve ao risco do zika virus ser o causador da microcefalia em bebês. Além do uso dos repelentes, também é essencial outros cuidados como o uso de calças e mangas compridas para diminuir as áreas de exposição, assim como utilização de telas e mosquiteiros nas residências.

 

Ações do governo para combater o mosquito Aedes aegypti

A distribuição de repelentes para gestantes é apenas uma das ações que visa combater o mosquito transmissor, que deverá ter seu auge populacional no mês de fevereiro. Os maiores esforços serão para combater os focos de proliferação, ou seja, locais onde possam depositar ou já tenham depositado as larvas do Aedes aegypti.

Métodos mais tecnológicos, como vacinas e mosquitos transgênicos ou contaminados com a bactéria wolbachia, ainda não estão disponíveis para uso, então não estão sendo considerados para essa ação.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.