Home / Filhos / Saúde / Boatos de que zika cause doenças neurológicas em crianças é desmentido

Boatos de que zika cause doenças neurológicas em crianças é desmentido

boato

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) publicou uma nota em que desmente os boatos de que zika cause doenças neurológicas em crianças, já que não há  nenhuma comprovação científica que relacione problemas neurológicos em crianças ou mesmo idosos, ao vírus zika.

A nota da Fiocruz também informa: “…o zika pode provocar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em qualquer paciente, independente da idade, assim como outros vírus, como varicela, enterovírus e herpes.”.

Outro alerta é que não há comprovação científica que outro mosquito, além do Aedes aegypti, esteja transmitindo o zika no Brasil, ao contrário do que um dos boatos afirmam.

Os boatos em formato de áudio e de mensagens escritas tomaram conta das redes sociais e do WhatsApp, grande parte por conta das dúvidas sobre as possíveis complicações que o zika pode trazer para a população, além da incerteza do número de pessoas que já foram contaminadas. Para não gerar pânico desnecessário, o ideal é que busquem informações em canais de saúde e fontes confiáveis.

Você também pode gostar de ler:

Governo distribuirá repelentes para grávidas
Bebês podem usar repelentes?
Como proteger grávidas, bebês e crianças de picadas de mosquitos
Repelente natural de casca de laranja ou limão

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.