Grávida pode continuar amamentando?

amamentacao07 (570x380)Cerca de 15% das mulheres engravidam enquanto ainda amamentam o filho mais velho, porém existem muitas dúvidas sobre manter ou interromper a amamentação, afinal, grávida pode continuar amamentando?

Primeiramente, converse com o médico obstetra e o pediatra do seu filho. Somente eles poderão orientar de forma segura quais as providências para o seu caso, pois a idade do filho mais velho, tempo de gestação e mesmo riscos da gestação devem ser levados em conta.

Riscos e consequências de amamentar estando grávida

A amamentação propicia algumas contrações uterinas que, especialmente na fase inicial da gestação, pode causar aborto e complicações.

Ao engravidar os hormônios tendem a alterar o leite, tanto sua fórmula quanto sabor, já se preparando para alimentar o bebê que está sendo gerado. Desta forma o leite voltará a se parecer com o colostro, o que pode causar irritação no filho mais velho que muitas vezes recusa o sabor deste novo leite, porém algumas crianças não se importam com essa mudança de sabor, especialmente se já foram introduzidos novos alimentos em sua dieta e amamentar representa muito mais uma forma de carinho do que fonte nutricional.

Se o desmame for a melhor opção, a mulher deve ser orientada se este deverá ser gradativo, para que a mãe e bebê se sintam mais seguros, ou se a amamentação deverá ser interrompida imediatamente para não trazer riscos para a nova gestação.

Desmame sem traumas

As duas formas de desmame podem ser realizadas sem causar traumas e sentimentos de rejeição. Para isto a mãe deverá:
– estar segura para poder passar essa segurança também para o filho;
– substituir as mamadas por outros alimentos, mamadeira ou mesmo leite no copinho (qual a criança preferir);
– se a criança se mostrar nervosa, emotiva ou com maior dependência da mãe, é hora de aumentar a atenção e se dedicar ainda mais aos carinhos, brincadeiras e colo;
– demonstrar de que o amor materno continuará a ser demonstrado de muitas outras formas facilitará a aceitação da criança.
– alterar algumas rotinas que lembram a hora da amamentação como, por exemplo, a mamada da noite pode virar um banho relaxante com brinquedinhos, em seguida uma sessão de massagem e, depois, uma mamadeira morninha;
– ter uma dose extra de paciência, afinal a criança estará se habituando a uma nova situação.

Você pode gostar de ler:

Grávida pode carregar criança no colo?
Quando iniciar o desmame e como realizá-lo.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

quilos engordar na gravidez

Quantos quilos posso engordar na gravidez?

Quantos quilos posso engordar na gravidez? E se for gestação gemelar. Veja a tabela de como os quilos são distribuídos na gravidez e o quanto você pode ganhar de peso.

42 comentários

  1. thayanne gomes

    Estou gravida de 32 semanas e estou amamentando minha filha de 1 ano e 11 meses Como eu faco pra tirar o peito dela.. Sendo que ela nao mama mingau direito.

  2. Tenha uma BB de 2 meses e estou gravida novamente minha mãe disse para eu parar de amamenta la pois o BB q estou gerando pode nascer com problema isso é verdade?

    • Almanaque dos pais

      Olá Betania, tudo bem?
      É muito importante que você converse com o pediatra da sua bebê e com seu obstetra para, juntos, definirem o mais seguro para você e seu bebês. Avaliar a saúde de cada um de vocês é essencial para essa decisão.
      Beijos

  3. Ola meu nome e Tatiana eu tinha feito o teste de gravidez e deu negativo e fui no posto de saúde mim falarão que estou grávida só que eu ando sangrando muito o que deve ser

    • Almanaque dos pais

      Olá Tatiana,
      Nem todo sangramento na gravidez significa algum problema, porém sempre que há sangramento é extremamente importante que você procure por assistência médica para descobrir a razão. Fale com seu médico o quanto antes ou procure um pronto atendimento, combinado?
      Beijos

  4. Olá meo nome emikaela esto com suspeita de gravidez e tenho uma filha com tres anos e meio gostatira de saber si posso continoar com amamentação ou devo para para não correr risco de ter um aborto

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Mikaela?
      O primeiro passo é realizar um teste de gravidez para tirar a dúvida. Se realmente estiver grávida, entre em contato com seu obstetra e com o pediatra da sua filha de 3 anos para que eles possam avaliam se há risco em continuar amamentando. Para tomar essa decisão os médicos levam em conta a idade da sua filha mais velha e também riscos da gestação.
      Beijos

  5. Minha esposa suspeita que esta gravida temos uma bebe de nove meses q so quer mamar no peito,minha mae diz q faz mal continuar amamentando pois causa perca d peso e diareia no bebe è verdade?

    • Almanaque dos pais

      Olá Helder, tudo bem?
      Entre em contato com o pediatra da sua bebê e com o obstetra da sua esposa o mais breve possível. O pediatra e o obstetra irão avaliar se a amamentação pode trazer riscos para a gestação. O tempo gestacional, idade da sua bebê e riscos da gestação são levados em conta na hora dessa decisão.
      Sobre sua bebê perder peso ou ter diarreia, essa informação não está correta. O que acontece é que ao engravidar os hormônios tendem a alterar o leite, tanto sua fórmula quanto sabor, já se preparando para alimentar o bebê que está sendo gerado. Desta forma o leite voltará a se parecer com o colostro, o que pode causar irritação na sua filha mais velha, que muitas vezes recusa o sabor deste novo leite ficando mais frustrada ou irritada durante a amamentação.
      Abraços

  6. Bom Dia!!
    Tenho uma filha de 8 meses e estou grávida de 5 semanas eu ainda estou amamentando a filha mais velha… Ela pega bem a mamadeira mais tem horas que ela quer só o peito mesmo. O que eu faço contínuo amamentando ou devo parar? Isso pode prejudica o bebe? E prejudicá a minha filha mais velha por estar mamando o leite que esta sendo produzido para o bebe?

  7. Olá, me chamo juliana e tenho uma filha de três anos e dois meses e estou gravida de sete semanas, durante o dia ela não faz questão do peito mas a noite se eu não der peito pra ela , ela fica muitíssimo irritada e chora muito ja tentei dar leite e mingau p ela mas mesmo assim ela continua querendo, oq eu faço?

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Juliana?
      O desmame é uma fase cheia de emoções para mamãe e criança, especialmente quando a criança já é maiorzinha. Existem algumas técnicas que podem lhe ajudar, uma delas é conversar bastante com sua filha que ela já está grandinha e que não precisa mais mamar peito, mas lembre-se de manter esse momento de carinho intenso entre mãe e filha com alguma outra atividade, como carinho, uma brincadeira, contação de história….
      Se ela não estiver demonstrando ciúmes do irmãozinho, vocês podem conversar sobre deixar o leite para ele que ainda não tem dentes para poder comer como ela e que ela pode ajudar a ensinar o irmãozinho a mamar.
      O segredo é paciência, muito amor, dedicação e determinação. Conte para nós como está sendo esse processo para vocês, vamos adorar ter mais notícias suas.
      Beijos

  8. tenho uma filha, 1 ano e 4 meses descobrir que estou grávida de 5 semanas, a pediatra me orientou a desmama de imediato, porém minha filha está com bronquite é muito sensível, geralmente quando ela Fica doente, se apega muito mais, e agora toda vez que ela, quer mamar, e eu tento persuadi la ela fica extremamente irritada ,grita, chora, com desespero é de partir o coração, não sei o que devo fazer, percebo que estou prejudicando muito o emocional dela, pois esse é o momento mais próximo e íntimo, que temos durante todo o dia, pois, trabalho e ela fica na escolinha durante o dia, quando chegamos em casa, não sobra muito tempo para dar a atenção que sei que ela precisa, às vezes quando eu termino o jantar, e o serviço de casa, vou brincar com ela, ela já está sonolenta ou dormindo o que eu faço nessa situação, e agora ela está super sensível, irritada e sendo privada do seu momento…….OO QUE EU POSSO FAZER?

    • Almanaque dos pais

      Olá Anna, tudo bem?
      O desmame é um momento difícil para a maioria das mamães, especialmente quando não estava nos planos e a mulher não se preparou para essa fase. Apesar do pouco tempo livre para se dedicar à sua filha, lembre-se que a qualidade é muito mais importante que a quantidade. Quando você a amamentava vocês tinham um momento único, só de vocês, mesmo que por 10 minutos, não é mesmo? Troque a amamentação por outra atividade única entre vocês, uma dica bacana é a massagem, uma atividade cheia de toques e carinhos que vão manter mãe e filha unidas. Massageie as costas da sua pequena enquanto cantarola, conta histórias ou enquanto assistem um desenho que ela goste na TV.
      Existem mil maneiras de mostrar seu carinho e atenção além da amamentação, explore as possibilidades e tenho certeza que esse laço entre mãe e filha ficará ainda mais forte.
      Beijos

  9. Tenho um bebê de 1 ano e 2 meses e estou grávida de 6 semanas.. Estou com dificuldade para desmamar ele. Desde 1 mês ele teve que complementar.. Mas consegui manter o peito! Ele até que mama bem a mamadeira.. Mas para dormir prefere peito!
    Sinto que é mais o laço emocional e tenho medo de desmamar e causar um trauma.. Vejo que ele sofre muito quando tento não dar o peito!
    Mas por outro lado tenho medo de prejudicar o bebê que está se desenvolvendo em minha barriga!
    Minha GO disse que é ok amamentar para dormir, já o pediatra disse para tirar o quanto antes!
    Esta difícil tomar uma postura.. Mas estou pensando seriamente em manter a amamentação! É horrível ver ele chorando e implorando o peito!
    Vc teria alguma dica?
    Grata,

    • Almanaque dos pais

      Olá Amanda, tudo bem?
      É muito comum as mamães sofrerem mais que seus bebês durante o desmame, afinal amamentar é um momento incrível de afeto exclusivo entre mãe e filho.
      Se você realmente se decidir por parar com a amamentação, a dica é pedir para que outra pessoa ofereça, nesses primeiros dias, a mamadeira para seu bebê dormir, assim ele se adaptará a dormir sem o peito. Como ele já se alimenta, o amamentar hoje é quase que exclusivamente o momento do carinho, que você pode substituir com cafunés, abraços, historinhas, musiquinhas, entre outros momentos especiais com seu bebê.
      A dica que podemos te dar é a de conversar um pouco mais com sua GO e com o pediatra e entender o ponto de vista de cada um sobre a amamentação na gravidez. Após esse bate papo você terá mais segurança para tomar sua decisão.
      Conte com nosso apoio Amanda, e volte para nos contar as novidades, combinado?
      Grande beijo!

  10. Tenho bebê de 7 meses. E descobrir que estou grávida . O que faço tiro ou não o mamar dele. Pois ele não quer comer nada só o peito mesmo.

    • Almanaque dos pais

      Olá Isis, tudo bem?
      Fale com o médico obstetra e o pediatra do seu filho. Somente eles poderão orientar de forma segura quais as providências para o seu caso, pois a idade do filho mais velho, tempo de gestação e mesmo riscos da gestação devem ser levados em conta.
      Beijos

  11. michelle vieira dias

    tou gravida de 8semanas e tenho um finho te 11messe ele mama muito mais ele nao pega mamatera oque eu fasso

    • Almanaque dos pais

      Olá Michelle, tudo bem?
      Fale com o pediatra sobre algumas opções de fórmulas, alguns bebês aceitam melhor uma ou outra marca que fornecem os mesmos nutrientes, mas com sabores diferentes.
      Volte para nos contar se deu certo, combinado?
      Beijos

  12. uma mae que ta amamentando e esta gravida de 1 mes e meio….. no caso de aborto provocado pod continuar a amamentar o bebe ou tem um periodo que deve esperar ate que volte a amamentar

    • Almanaque dos pais

      Olá Cinda,
      O ideal é que o pediatra do filho seja informado sobre o aborto (e método para o abortamento) e, assim, poder orientar sobre a amamentação. Lembre-se que lactantes não podem se automedicar, ou seja, o médico deve ser avisado sobre a amamentação porque alguns medicamentos podem passar para o bebê através do leite materno.

  13. Estou gravida de 5 semanas e amamento minha filha de 2 anos! O pediatra que nos acompanha, assim como a obstetra discordam do que vc recomenda para as duas gravidas anteriores! A recomendação é manter a amamentaçao,enquanto ela e eu desejarmos, evidencias centificas comprovam que não há mal em manter amamentação durante a gestação e após o nascimento do segundo filho, inclusive amamentando os dois. Conheço varias mulheres que amamentam em tandem (Significa amamentar dois filhos ao mesmo tempo) sem nenhum prejuizo a saude dela ou de qualquer dos bebes,, é mais cansativo claro, mas todo o demais é mito..

    • Almanaque dos pais

      Olá Vivi, tudo bem?
      O recomendado é sempre conversar com o médico obstetra e o pediatra do seu filho ou filha. Somente eles poderão orientar de forma segura quais as providências para o seu caso, pois a idade do filho mais velho, tempo de gestação e mesmo riscos da gestação devem ser levados em conta. A experiência do médico também pode influenciar em sua opinião sobre a amamentação tandem.
      Curiosidades: Cerca de 62% das crianças acabam “se desmamando” durante a gestação da mãe, a maioria entre o terceiro e quarto mês devido à diminuição da produção de leite – mais de 80% das mulheres notam essa diferença na quantidade de leite durante esses meses de gestação.
      Após o nascimento do bebê chega a fase que você cita ser cansativa, quando o mais velho tente a querer mamar tanto quanto o caçula, o que causa um desgaste maior na mamãe, especialmente no quesito emocional.
      Se sua saúde está em ordem, seus médicos não possuem nenhuma objeção e seu desejo (e da sua filha) é continuar com a amamentação, não há razões para interromper a amamentação da sua primogênita, alimentando e proporcionando esse lindo momento entre mãe e filha.
      Beijos e parabéns!

  14. Oi meu nome e patrini. Tenho uma nenê de 1ano e 2 meses e mama no peito . e estou gravida de . Meses presiso desmamar ela . não queria ela mama muito.

    • Almanaque dos pais

      Olá Patrini, tudo bem?
      A recomendação é que você realize o desmame. A amamentação provoca contrações uterinas que podem provocar o aborto.
      Beijos

  15. Bom dia
    eu estou gravida de 8 semanas não sei o que fazer minha filha de 2 anos e nove meses e não deixa peito não sei oque fazer
    me ajudem tento substituir por outros alimentos mas ela não quer o que faço.

    • Almanaque dos pais

      Olá Nivea, tudo bem?
      A recomendação é que a amamentação da sua filha seja interrompida imediatamente, ou seja, coloque um ponto final agora e comece a trabalhar o desmame. Pode não ser fácil, mas quanto antes começar, melhor. Pela idade dela o leite materno é um carinho, um momento especial entre mãe e filha, mas não contribui mais para a saúde da sua filha. Converse com ela e proponha um momento diferente entre mãe e filha, que pode ser um cafuné ou um carinho nas costas enquanto ela toma um leitinho ou suco com a cabeça deitada em sua perna (não a coloque em posição de mamar no peito, combinado?).
      O gosto do seu leite materno está sofrendo alteração devido à gestação, o que pode tornar mais fácil ela aceitar outro leite ou alimento. É comum ter que testar mais de um tipo de leite durante essa transição, até que encontre a fórmula que ela mais se adapte. Peça ao pediatra uma lista com algumas opções de leite e vá testando uma a uma.
      Outra dica é que você não use roupas com decote ou que ela possa acessar seus seios com facilidade. Quanto menor a exposição, menor a vontade.
      É uma fase complicada para vocês duas, mas com um pouco de perseverança, paciência e carinhos extra em sua filha, com certeza vocês superarão juntas e o laço entre mãe e filha ficará ainda mais forte.
      Boa sorte e volte para nos contar como está sendo o progresso, combinado?
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *