Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Grávida pode fazer limpeza nos dentes?

Grávida pode fazer limpeza nos dentes?

Quando pensamos em dentista, logo vem a imagem daquele “motorzinho” temido por todos (eu também confesso não gostar muito…. do barulho), mas se você estiver grávida, vai ter um medinho a mais, pois está carregando a pessoa mais importante da sua vida, e sua formação é muito delicada.

Durante muito tempo, acreditou-se que mulheres grávidas não poderiam ir ao dentista porque o tratamento seria arriscado para o bebê, e esse descuido com a saúde bucal fazia com que a doença gengival e as cáries evoluíssem. Quem nunca escutou o dito popular “ A cada gravidez se perde um dente”. Ou alguém que reclamou que os dentes “apodreceram” durante a gravidez? Ou que os dentes perderam cálcio para o bebê que estava se formando, o que resultou em dentes fracos e cheios de cárie?

Todos esses problemas bucais não são causados pela gravidez, mas podem ser intensificados durante este período se não tratados.

A gengiva da gestante fica mais sensível e vascularizada, e algumas apresentam um quadro que chamamos de GENGIVITE GRAVÍDICA, um tipo de gengivite que surge na gravidez e tende a desaparecer com o parto, mas se não tratada, ela pode evoluir e trazer sérias consequências para a mulher.

Sabe-se que as grávidas não só podem, como devem ir ao dentista regularmente e manter uma boa higiene bucal em casa, pois muitos estudos sugerem uma relação da doença periodontal (inflamação ou infecção da gengiva) com os partos prematuros e bebês de abaixo peso. Isso ocorre porque com a inflamação, existe o aumento dos níveis de moléculas inflamatórias e alguns hormônios na corrente sanguínea, que estimulam a contração uterina.

Se você está esperando um bebê, marque uma consulta com o seu dentista e informe que está grávida, assim ele poderá fazer a prevenção da gengivite e de outras doenças, deixando seu sorriso ainda mais bonito e saudável.

sorriso-ok

O melhor período para uma consulta é o entre o 4º e o 6º mês de gestação, pois o bebê já está formado e a barriga não está muito grande (o que causaria desconforto), mas se você precisar de tratamento, ele pode ser realizado a qualquer momento.

Se você quer engravidar, procure um dentista para realizar os tratamentos necessários e dar início à prevenção.

Toda mulher grávida quer se cuidar e por que não começar pela boca?

Uma boa higiene bucal associada a uma dieta saudável são essenciais para a formação e desenvolvimento do seu bem mais precioso, a vida do seu bebê.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.