A Sandy declarou recentemente na mídia que fará uma festa íntima para comemorar o 1º ano do filho Theo, na festa estarão presentes somente a família, e ela explica a razão: “Crianças de um ano não aproveitam muito bem a festa de aniversário. Reúna a família e faça uma comemoração pequena. O que vale é cantar parabéns e ver o sorriso no rosto do baby!”.
Eu sou dessa mesma linha, ao invés de gastar fortunas para comemorar o primeiro ano do filho, eu preferi viajar com eles para um hotel fazenda. Nessa idade eles se encantam com os animais! Outra vantagem é que a maioria dos hotéis fazenda oferecem um bolinho para o aniversariante, então tanto no aniversário do Lucas quanto da Larissa, decorei de forma bem simples (tudo comprado pronto na Lapapel Festas) uma sala privativa no hotel e cantamos parabéns em família. Ahh, os docinhos minha mãe encomendou e levou!
As crianças amaram e nós também, transformamos 4 horas cansativas de festa, isso sem contar o tempo de organização, em um inesquecível final de semana dedicado ao aniversariante, com direito a piscina, passeios, dar comida para animais, e muito mais!
Já contei aqui no blog como foi a organização da festa de 1 ano da Larissa (clique aqui para ler), e mesmo sendo adepta e fã de pequenas festas no 1º ano dos filhos, entendo que muitos papais e mamães querem comemorar o primeiro ano do filho na presença de vários amigos e parentes, por isso dizemos que festa de 1 ano é festa para os pais.
Também entendo a importância da comemoração, a vontade de festejar e ter um lindo registro fotográfico.
Mas hoje tenho mais uma razão para não me arrepender por ter feito as festas de 1 ano dos meus filhos somente com os parentes mais próximos: desde 2013 organizo as festas dos aniversários dos meus filhos a cada 6 meses, sem folga! Nunca contratei buffet ou decorador, fazemos festas caseiras, com bolo feito em casa (com a ajuda da minha irmã), docinhos feitos em casa (festa de criança combina com brigadeiro caseiro tradicional, feito com Leite Moça e Nescau, não é mesmo?), e compro as comidinhas. A decoração também fica por conta da casa: enfeites de mesa, forminhas decoradas, toppers e até lembrancinhas.
Se você tem dúvidas do melhor para seu filho, minha dica é analisar alguns pontos:
- Quanto você pode gastar? O seu orçamento já é um bom termômetro para o tipo de festa que poderá realizar ou padrão de hotel que deverá pesquisar;
- Não esqueça de somar o valor de um fotógrafo para a festa, é essencial!!!
- Seu filho se sente bem com muitas pessoas em volta? Está acostumado com festas?
- Está disposto a organizar festa, enviar convites, pegar confirmação, preparar lembrancinhas….?
- Independente da sua escolha, não abra mão de um bolinho para cantar parabéns, se possível fotografe bastante para guardar de recordação essa data tão especial;
- E não, seu filho não ficará magoado com sua escolha, afinal ele nem se lembrará desse dia.
Enfim, o mais importante é se divertirem, transformar o primeiro aniversário de seu filho em um dia especial, cheio de amor, carinho e boas energias. E que assim sejam todos os próximos aniversários.