Home / Filhos / Educação e comportamento / Meu filho tem medo da privada

Meu filho tem medo da privada

Você acreditou que esse era o melhor momento para o desfralde, investiu tempo, paciência e muitas técnicas para seu filho abandonar a fralda. Estava tudo indo bem, até que você descobre que seu filho tem medo da privada! Você não está sozinha!

Foto: Reprodução www.todaysparent.com
Foto: Reprodução www.todaysparent.com

Por que criança tem medo da privada?

A privada é uma coisa gelada, desconfortável para aquele pequeno bumbum, tem um buraco com água suja (afinal a criança já ouviu mil vezes para não colocar a mão na privada porque é suja), faz um barulhão e engole tudo que tá naquela água suja. É perfeitamente natural que a criança fique com medo de sentar naquela coisa fria e acabar se sujando ou sendo engolida por ela.

Dicas para fazer seu filho perder o medo da privada

  • Se o seu filho ainda faz cocô na fralda, convide-o para jogarem juntos o cocô na privada e depois ajudá-la a apertar a descarga. Aproveite para ensinar que todo o cocô deve ir para o esgoto e aquele é o único jeito dele chegar até lá;
  • Outro ponto a ser explicado é que não existe perigo do seu filho ser levado pela descarga já que o buraco da privada é muito pequeno e nenhuma criança passaria por ele;
  • Utilizar redutor de assento ajuda a dar mais conforto, além de reduzir o medo, já que a criança sabe que não passará pelo buraco do redutor;
  • Se o medo de cair no buraco persistir, você pode utilizar redutor com compartimento que fecha o buraco até que o seu filho se sinta mais seguro e você possa remover o redutor.

 

Meu filho se nega a sentar na privada, mesmo com redutor

Se mesmo com as dicas ele continua se negando a sentar na privada você pode começar essa transição utilizando o penico, que é menor, mais fácil de alcançar, mais colorido e tem até alguns modelos que imitam o vaso sanitário e fazem até o barulho da privada.

Quando o penico também é considerado um problema pela criança, é hora de analisar se realmente é o melhor momento para o desfralde, muitas vezes a criança ainda não se sente preparada e forçar esse momento pode causar mais transtornos do que benefícios.

Se for o caso de voltar atrás, não se sinta frustrado, isso é muito comum e não causará nenhum problema para seu filho. Converse explicando que ele poderá continuar usando fralda por mais algumas semanas, ele se sentirá respeitado e saberá que em breve uma nova tentativa será realizada e ele saberá exatamente o que o espera. Aproveite esse tempo para jogarem juntos o cocô da fralda na privada e apertarem juntos a descarga. Dar tchau para o cocô também deixa o momento mais leve e divertido.

 Leia também:

Enurese noturna: como evitar o xixi na cama
Até que idade é normal fazer xixi na cama

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Terrible two: Crianças com 2 anos, dê opções para evitar complicações

Terrible two é o nome dado à primeira adolescência do bebê, fase dos 2 anos em que o "Não" vira a palavra preferida! Veja as dicas para evitar birras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.