Home / Mamãe / Beleza / Grávida pode pintar o cabelo?

Grávida pode pintar o cabelo?

Será que Grávida pode pintar o cabelo? Todas as mulheres que pintam os cabelos e engravidaram já tiveram essa dúvida, não é mesmo? Mas você sabia que ainda não existem pesquisas que comprovem se pintar os cabelos na gravidez realmente trazem complicações genéticas para o bebê?

Foto: Reprodução American Pregnancy Association

Mas vale o alerta que não existir pesquisas que comprovem que pintar o cabelo seja prejudicial, também não existe nenhuma pesquisa que comprove o contrário, ou seja, durante a gravidez é melhor tomar alguns cuidados extras.

O que pode acontecer se a grávida pintar o cabelo?

Muitas tinturas (especialmente as mais antigas) e produtos para alisamento, permanente e/ou tratamento dos cabelos podem conter substâncias como o formol, amônia e o benzeno, que são comprovadamente prejudiciais ao bebê.

Como esses produtos acabam entrando em contato com o couro cabeludo eles acabam sendo absorvidos e podem entrar em contato com o bebê.

Quando é mais seguro para a gestante pintar o cabelo?

Alguns obstetras orientam para aguardar as 20 primeiras semanas da gravidez – principal período da formação do bebê –  e somente depois dessa fase pintar os cabelos. Mas o uso de produtos para alisamento ou permanente que contenham formol, amônia ou benzeno não são recomendados.

Porém existem médicos que preferem não recomendar o uso de tinturas e produtos químicos para os cabelos durante qualquer época da gestação.

Existe alguma tintura segura para usar durante a gravidez?

A boa notícia é que sim, existem produtos naturais que são perfeitamente seguros para serem usados também durante a gravidez, com a henna e alguns tonalizantes.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo já que muitas hennas são misturadas com produtos químicos. Na dúvida fale sempre com seu médico.

Outra solução é o uso de tinturas que não tenham contato com o couro cabeludo, como o reflexo ou luzes que é realizado com touca, a balayage e o estilo ombré.

Antes de realizar qualquer procedimento sempre converse com seu médico, ele poderá orientá-la da melhor forma a fim de proteger o seu maior bem, que é seu bebê.

Quais os cuidados para a grávida pintar o cabelo

Seja para aplicação da henna ou utilização de tinturas em casa ou em um salão, alguns cuidados são essenciais:

  • Estar em um local bem ventilado;
  • Seguir as orientações do fabricante para aplicação;
  • Ficar com o produto nos cabelos o menor tempo recomendado;
  • Se você mesma for aplicar, usar luvas;
  • Ter bastante cuidado para o produto não entrar em contato com sua pele e couro cabeludo;
  • Lavar bem os cabelos e couro cabeludo após a aplicação para remover todos os resíduos e odores.

Você também vai gostar de ler:

Tabela da gravidez de semana para meses
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados
Gravidez Semana a Semana
O que se entende por parto humanizado?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

É normal sair leite do peito durante a gravidez? Em vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.