Home / Colunistas / Dra. Silvana Chedid / Gravidez após menopausa é possível

Gravidez após menopausa é possível

Principalmente quando a menopausa chega cedo, isso acontece em até 3% das mulheres, a mulher pode ser pega de surpresa sem ter realizado o sonho de ter filhos, felizmente hoje em dia a gravidez após a menopausa é possível, com a terapia adequada e um endométrio receptivo.

gravidez apos menopausa

No entanto, quando chega a menopausa, a reserva ovariana chegou ao fim, ou seja, já não existem óvulos para serem fertilizados. Portanto, uma gravidez após menopausa é possível apenas com óvulos próprios caso a mulher tenha congelado seus gametas; caso contrário, será necessário utilizar óvulos de doadoras.

Tratamento com óvulos de doadoras

A Fertilização In Vitro com doação de óvulos é uma opção para quem alcançou a menopausa antes de conseguir engravidar. Lembrando que o tratamento de reprodução humana assistida pode ser realizado apenas até a mulher atingir os 50 anos, conforme a norma CFM2013/2013 do Conselho Federal de Medicina. A partir dessa idade cada eventual exceção será analisada individualmente.

Com acompanhamento ginecológico e terapia hormonal adequada é possível conseguir que uma mulher que atingiu a menopausa tenha o endométrio receptivo e capaz de fazer a gestação dos embriões implantados no seu útero por meio da Fertilização In Vitro.

Os óvulos de doadoras são obtidos a partir da doação voluntária e sem fins lucrativos de mulheres que em um gesto de altruísmo doam seus gametas. Também existe a possibilidade que a doação dos óvulos seja feita por mulheres que passaram por tratamento de reprodução humana devido ao fator de infertilidade masculino e doam óvulos com o intuito de obter uma redução nos custos do seu tratamento, além de ajudar um casal em tratamento.

Para ser doadora de óvulos no IVI a mulher precisa ter menos de 35 anos e uma ótima saúde física e mental, além de não padecer de patologias genéticas ou sexualmente transmissíveis.

Qual é a idade certa para a menopausa?

Não existe uma idade certa para o inicio da menopausa, mas é comum que por volta dos 45 anos as primeiras mudanças na menstruação comecem a surgir. Apesar da idade de chegada da menopausa ter um grande peso genético, ou seja, ser semelhante ao que acontece dentro da família, existem fatores externos que podem acelerar a chegada do climatério, período que marca a distância entre a vida reprodutiva feminina e o fim da ovulação:

Cigarro – entre os diversos malefícios do cigarro, a diminuição da fertilidade e a antecipação do início do climatério em média de 2 anos.

Tratamento de quimioterapia ou radioterapia – os tratamentos contra o câncer são tóxicos e podem produzir a infertilidade da mulher e também do homem.

Sobre Dra. Silvana Chedid

Dra. Silvana Chedid
Dra. Silvana Chedid (CRM 57672) é especialista em Reprodução Humana pelo Center for Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas (Bélgica). Por 15 anos dirigiu o CEPERH (Centro de Endoscopia Pélvica e Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e por 10 anos sua clínica própria, que foi incorporada ao grupo espanhol de medicina reprodutiva IVI em 2012. www.ivi.net.br

Veja também

11 Verdades e mitos sobre a fertilidade

Hoje vou falar sobre 11 verdades e mitos sobre a fertilidade Ao procurar informação sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.