Home / Mamãe / Comportamento / Posso tomar bebida alcoólica durante a gravidez?

Posso tomar bebida alcoólica durante a gravidez?

Tomar bebida alcoólica durante a gravidez, mesmo que apenas uma pequena dose ocasionalmente, é contraindicada pelo Ministério da Saúde, já que a ingestão de álcool, mesmo em pequenas doses, pode aumentar as chances de parto prematuro ou mesmo de que o bebê ganhe menos peso do que o esperado.

Foto: Reprodução www.thejournal.ie
Foto: Reprodução www.thejournal.ie

Não existe um consenso quanto a quantidade segura de álcool que possa ser ingerido pela gestante, por isso muitos médicos adotam a postura de indicar que grávidas e até tentantes (já que ela podem beber sem saber que já estão grávidas) fiquem abstêmicas, ou seja, não tomem nenhuma bebida que contenha álcool.

Seguindo os padrões da Inglaterra, onde é orientado que a gestante pare de beber ou que o consumo de álcool não ultrapasse uma dose por semana, alguns médicos brasileiros permitem que a mulher grávida tome uma pequena taça de vinho ou um copo de chope ocasionalmente.

Como o álcool ingerido pela gestante pode prejudicar o feto

O álcool atravessa a placenta e entra em contato com o corpo do bebê logo nos 10 primeiros minutos após a ingestão. Seu pequeno fígado é obrigado a processar aquele álcool, porém como sua função hepática ainda é lenta, o álcool é metabolizado quase que 2 vezes mais lentamente do que em um adulto, ou seja, o álcool permanece em seu corpo praticamente o dobro do tempo.

Uma das consequências de ingerir bebidas alcoólicas durante a gestação é que o bebê seja portador da Síndrome alcoólica fetal (SAF).

Como substituir as bebidas alcoólicas nas festas e encontros com amigos?

Existem muitos drinks sem álcool que são muito saborosos e podem lhe dar a sensação de que está bebendo com os amigos. Grande parte dos bares e restaurantes oferecem opções de bebidas não alcoólicas que vão além do suco, refrigerante e cerveja sem álcool, como caipirinhas com água com gás.

Para uma reunião ou festa em casa, experimente misturar água de coco, água com gás, suco de uva verde e gelo. É um drink refrescante e que os desavisados nem vão perceber que não é alcoólico.

Minha amiga disse que só um golinho não faz mal

Ninguém sabe com certeza a quantidade de álcool segura para a gestante. Há bebês que nascem normais, mesmo com a gestante ingerindo bebida alcoólica durante toda a gestação, como há bebês que nascem com problemas mesmo com a gestante bebendo pouquíssimas vezes e em pouca quantidade. Não há como saber se o golinho que sua amiga ofereceu fará mal ou não, mas sabemos que a saúde do seu filho é mais importante que qualquer risco.

O álcool também deve ser evitado durante a amamentação

Nem pense em comemorar o nascimento do seu bebê com uma taça de espumante, o álcool também passa para o bebe através do leite materno, ou seja, durante a lactação nada de álcool!

Bebi sem saber que estava grávida, e agora?

É muito comum mulheres ingerirem bebidas alcoólicas sem saber que estavam grávidas. Ao descobrir a gravidez o primeiro passo é agendar sua consulta com um obstetra e falar abertamente sobre o consumo do álcool, assim ele poderá avaliar de perto o desenvolvimento do seu bebê.

Se ficar sem beber é um problema para você, procure ajuda especializada. Você pode ligar gratuitamente para o número 132 para falar com um profissional da saúde, educação ou assistência social, um serviço conhecido como VIVA VOZ mantido pelo governo. Você encontrará aconselhamento, informações e orientações. Vale lembrar que é um serviço anônimo, confidencial e gratuito para toda população brasileira.

Outra ajuda especializada são os Alcoólicos Anônimos (AA), que também atendem por telefone, ou você pode comparecer pessoalmente em uma das unidades. Saiba mais acessando o site www.alcoolicosanonimos.org.br

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.